Formas diferentes e baratas para atrair clientes, é isso que você vai aprender neste artigo. Separei 5 Estratégias de Marketing para Pequenos Negócios!

Acredito que você tenha milhares de outras responsabilidades e tarefas urgentes para se preocupar e realizar, mas se você é responsável por algum negócio ou empresa, você sabe que o cliente é a razão para a existência do seu negócio. Sem cliente, sem empresa.

Logo abaixo estão as estratégias de marketing para pequenos negócios que são ideais para que você atraia, conquiste e fidelize clientes.

Estas estratégias exibem baixo ou nenhum investimento e é possível ser colocadas em prática mesmo se você não possuir conhecimentos em Marketing.

Descrevo e exemplifico todas as estratégias para ilustrar da melhor forma como você pode adaptar ao seu negócio.

 

5 Melhores Estratégias de Marketing para Pequenos Negócios

1- Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa - Marketing para Pequenos negócios

É normal empresas de grande porte possuir assessoria de imprensa. Ela é necessária pois é comum vermos notícias veiculadas nas mídias, onde as empresas precisam responder acusações ou esclarecer casos dos mais diversos.

Mas claro, assessoria de imprensa não é só isso. A função de um assessor de imprensa é descrever histórias para que sejam divulgadas em jornais, revistas, etc.

Essa descrição de histórias também é chamado de “Storytelling” que é basicamente um meio de dialogar com o público usando a história da empresa, do produto, a necessidade e a expectativa dos clientes. Vou criar um exemplo bem simples sobre mim:

Sou do interior do Paraná e você sabe a dificuldade que é crescer em uma cidade pequena. Quando comecei estudar sobre Marketing Digital não existia conexão Banda Larga, então durante a semana, lia muito artigos e livros da biblioteca da minha cidade e anotava tudo.

Nos finais de semana, mais especificamente aos sábados após as 14 horas e durante todo o domingo, me conectava na internet para aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante a semana.

Fazia isso pois nesses dias a internet discada era cobrada somente 1 pulso por conexão, assim não assustava minha mãe com a conta do telefone.

As dificuldades eram imensas. Os livros para estudo eram caros e difíceis de encontrar, um computador novo era um investimento inimaginável e a escassez de informações era maior ainda… (e por aí vai…)

Mostre seu progresso, conte um pouco da sua história, o que você sofreu, o que você conquistou.

Tente encontrar uma história do seu negócio, de seu produto. Feito isso, escreva sua história. Mostre que você, sua empresa ou seu produto são interessantes, mostre que há algo mais por trás desta “embalagem”.

Nesta hora é muito importante ter um amigo ou um conhecido que tenha influência em algum veículo de comunicação, pode ser o jornalzinho da esquina mesmo.

Divulgue essa história na mídia, mostre essa história para sua comunidade. 

Mas esta estratégia trás resultados?

Pense comigo. Você acredita mais na publicidade que está no jornal (que foi comprada) ou no que está escrito dentro de um jornal ou dentro de uma seção específica do jornal? A assessoria de imprensa é isso! 

É contar um fato, um acontecimento, uma história de forma diferente da tradicional.

A mesma coisa acontece quando na novela, aparece aquela atriz famosa e você a vê usando um óculos de sol lindo. Isso chama nossa atenção e cria um certo desejo sobre o produto.

Totalmente diferente do que quando você vê aquele merchan forçado na novela, como no exemplo abaixo.

Merchan Avon - Novela Rede Globo
Clique para acessar o vídeo – Merchan da Avon exibido na novela Sangue Bom – Rede Globo

Resumo: Uma história bem contada e exibida no local certo podem trazer resultados impressionantes para o seu negócio!

2- Marketing Boca a Boca

Marketing Boca a Boca

Esta é uma estratégia que pode mudar sua empresa para sempre, tanto para o sucesso quanto para o fracasso!

O Marketing para Pequenos Negócios pode parecer um bicho de 7 cabeças no início. Mas não é nada disso. À partir do momento que você começa a ler, entender e estudar um pouquinho sobre Marketing, você verá que é tudo muito simples e acessível. 

O fato é que as pessoas conversam e trocam opiniões o tempo todo. Seja por WhatsApp, Facebook, na fila do supermercado, no churrasco, no banco da praça, etc. Falam basicamente sobre tudo, pois é uma necessidade do ser humano compartilhar suas experiências.

O que você precisa fazer é estar inserido nessas conversas.

Acredito ser provável que você tenha conversado com alguém nos últimos dias onde possam ter comentado sobre alguma compra ou produto que adquiriram recentemente, ou então alguém pedindo dicas sobre determinado produto. Isso é o Marketing Boca a Boca.

Vender um produto para um consumidor que acredita na sua marca é a melhor coisa que possa existir.

Vou citar um exemplo da Netshoes. Não pense que a Netshoes não se enquadra em exemplos de Estratégias de Marketing para Pequenos Negócios.

Cconcorda que a Netshoes também já foi uma empresa pequena? Então vamos seguir exemplos de empresas que são bem sucedidas.

A Netshoes conseguiu realizar um excelente trabalho de experiência de compra do consumidor. Isso faz com que os usuários sigam o seguinte ciclo:

Usuários compram produtos >> Gostam do Produto e da Experiência de compra >> Indicam a Loja.

Quantos amigos já lhe indicaram a Netshoes? Ou a quantos amigos você já indicou a Netshoes? Acredito que muitas vezes nas ambas as situações.

Hoje existem empresas e sites que possuem “sistemas” de Marketing Boba-a-Boca.

Esse sistema funciona da seguinte forma: Um cliente que adora a marca pode indicar novos clientes. Quando o novo cliente compra no site através da indicação, o primeiro cliente ganha uma comissão. Ou seja, a marca não paga nada até que a venda seja realizada.

A divulgação boca a boca (que é uma das melhores estratégias de marketing) está sendo feita e a marca só paga a comissão para o usuário se a venda for efetivada.

Se sua empresa não estiver no ambiente online faça um pouco diferente mas siga essa essência.

Exemplo:

Use seus contatos para vender e obter indicações. Incentive sua rede de relacionamentos a te recomendar ou a prestar depoimentos sobre seu produto e ofereça algo em troca (um bônus, brinde, desconto, entrega grátis, etc).

Você já ouviu falar em cartão fidelidade? Acredito que alguma pizzaria ou lanchonete do seu bairro possua esse cartão. É algo parecido como: “Você compra 9 pizzas e ganha a décima”.

A própria rede de restaurantes Subway já utilizou esta estratégia do cartão fidelidade.

Cartão Fidelidade Subway - marketing para pequenos negócios

O Marketing Boca a Boca é uma forma barata de atrair consumidores e é bem efetiva por que quem indica seu produto é um amigo do consumidor e não você.

Na cidade de Arapongas, uma marca realizou muito bem uma estratégia de Marketing Boca-a-Boca. Veja aqui um acervo das melhores estratégias de Marketing em Arapongas.

 

3- Seja Pessoal

Os consumidores estão cansados de comunicações robóticas quando se relacionam com as empresas.

Os consumidores começam a gostar e viram fãs de uma organização não porque a marca é bem conceituada no mercado, mas pelo fato de serem bem atendidos e terem uma experiência positiva no contato com a empresa ou com o produto/serviço oferecido por ela.

Ter conexões mais pessoais com seus consumidores pode ser um ótimo diferencial competitivo extremamente favorável para o seu negócio independentemente do seu tamanho.

Se você pensar que sua empresa não vende produtos ou serviços, mas sim estilo de vida, soluções ou experiências, você poderá estar dando um passo muito maior do que seu concorrente para o sucesso.

Infelizmente, a internet é a única ferramenta que permite você fazer marketing um a um em massa. É possível que você personalize a comunicação para cada um dos seus consumidores de uma vez só, como o Email Marketing, por exemplo.

Você já viu o caso da Harley-Davidson, em que você pode personalizar sua Harley pela internet? Ou então a Nike, onde você pode escolher diversas opções de cores, o arco do seu pé, estampar nomes ou brasões no produto, etc.

Email Personalizado Netshoes
Email da Netshoes com opção de personalização da chuteira. Através do Email Marketing, isso pode ser feito para milhares de consumidores com apenas alguns cliques.

 

4- Marketing de Relacionamento

À partir do momento que você não pensar mais em “fechar uma venda” mas sim pensar em “iniciar um relacionamento” seu negócio pode mudar da água para o vinho.

O objetivo do Marketing de Relacionamento não é vender mais para o maior número de clientes, e sim vender mais para cada cliente que você já tem!

O Marketing de Relacionamento, em conjunto com o boca-a-boca pode ser uma dupla incrível de Marketing Para Pequenos Negócios.

Mas de que forma você pode fazer marketing de relacionamento? É necessário que você conheça a fundo a necessidade de seus clientes para estimular a recompra e a compra de outros produtos da empresa.

Conhecendo muito bem seu consumidor, você consegue entregar valor superior sabendo exatamente quais são suas necessidades.

Por Exemplo:

Talvez você não saiba, mas eu já joguei futebol profissionalmente no São Paulo, logo abaixo tem uma foto minha jogando no São Paulo, meu time de coração. Algumas pessoas vão dizer que é montagem, mas não acredite nelas.

Darlan Evandro - São Paulo

Utilizei este exemplo porque adoro jogar futebol. Na verdade sou aqueles atletas de fim de semana e nunca joguei profissionalmente como você já pode perceber.

Acontece que recentemente comprei um meião pelo site da Netshoes (sim, novamente a Netshoes), pois o meu meião já estava todo laceado e furado no dedão, o que poderia me causar bolhas no pé.

Após alguns dias que efetuei a compra recebi o seguinte e-mail da Netshoes:

Produto de seu interesse - Netshoes

Não vou dizer para você que comprei a chuteira, mas fiquei com muita vontade! Parece que a Netshoes “leu meus pensamentos”, parece que eles sabiam exatamente que minha chuteira está praticamente sem sola, com as laterais estouradas e que preciso jogar com cautela para não acabar com ela de vez.

Voltando a estratégia, o Marketing de Relacionamento nada mais é do que conhecer seus clientes e entregar a eles o que querem. Esta estratégia pode ser a mais vantajosa para você utilizar no momento econômico atual, sabe por quê?

Enquanto o seu fluxo de novos clientes é intenso, você pode se dar ao luxo de perder uma série de clientes.

À medida que esse fluxo reduz, (o que está acontecendo no cenário atual) os clientes perdidos não são mais substituídos por novos e a empresa começa a sentir uma diminuição em sua carteira de clientes e, consequentemente, em sua receita.

O cenário atual faz com que a competitividade seja maior e o crescimento do mercado menor, e a dificuldade para conquistar novos clientes só aumenta.

A chave para o sucesso no Marketing de Relacionamento é desenvolver um relacionamento tão satisfatório com seus clientes que eles não terão interesse em buscar outros fornecedores.

 

5- Estratégia de vizinhança (Micromarketing)

Micromarketing

Micromarketing é uma estratégia baseada em segmentação e em informações demográficas. Uma frase que se encaixa muito bem nesta estratégia é: “Pense global, aja local”!

Funciona basicamente da seguinte forma: Você mapeia uma região próxima ao seu negócio ou ao seu ponto comercial (distância não maior do que 10 minutos andando ou 5 minutos de carro) e você estuda profundamente quem mora nessa região ou as pessoas que passam e andam todos os dias na frente do seu negócio.

Analise o hábito que esses consumidores tem, o por que eles vão ou não até você, o que eles buscam, o que precisam, o por quê estão por ali, etc.

Inclusive, para que sua empresa não fique de fora da próxima tendência e tire vantagem nos próximos meses, você precisa estar com suas informações em dia no Google para que você seja encontrado pela pesquisa por voz.

Exemplo:

Vamos imaginar que você possua uma padaria e na sua região existam algumas indústrias (algo muito comum na cidade de Arapongas). Nós sabemos que existem alguns hábitos básicos na maioria das pessoas como o de comer pão, café com leite e manteiga no café da manhã.

Que tal oferecer uma promoção durante o horário das 18hrs até as 19hrs (horário de saída das indústrias) e para os clientes que adquirirem 10 pães e uma manteiga, ganham um pão de queijo, ou um litro de leite.

As possibilidades são infinitas, desde que você tenha tudo calculado para não ter prejuízos com a promoção. Um case muito bacana você pode encontrar aqui.

Crie formas para que seu cliente vá até o seu negócio. Ele já está ali por perto, se algo fizer ele se lembrar de você, provavelmente ele irá até você.

Uma sugestão pode ser você criar flyers para distribuir na região, deixar na recepção das indústrias, estabelecimentos, etc. 

Uma opção viável é a Zocprint, uma gráfica Online onde você pode personalizar modelos simples de flyers para divulgar seu negócio. Além disso, na sua cidade deve existir várias gráficas rápidas. Faça uma ligação, solicite orçamentos.

Caso não queira fazer flyers, utilize o telefone mesmo. Ligue nas indústrias ou estabelecimentos, fale gentilmente para que a telefonista avise os funcionários sobre a promoção, ofereça algo em troca para a telefonista (suas chances de sucesso são grandes).

Com uma estratégia bem definida, você verá que o investimento em flyers, cartões ou um brinde para a recepcionista é só um meio para que você alcance o resultado final.

 

O que achou dessas estratégias de marketing para pequenos negócios? Que tal aplicar alguma delas? Deixe seu comentário, será um prazer ouvir você!

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