“Preparação Black Friday para quê? O Black Friday é só mais uma data de enganação do comércio!”
“É só mais uma daquelas modinhas que o Brasileiro copiou dos Americanos.”
Sinceramente espero que você não pense assim, pois o Black Friday na verdade é uma das, se não a maior data do comércio eletrônico no Brasil.
Para você ter uma ideia do tamanho do Black Friday no Brasil, veja esses números da edição 2015:
- 1,6 Bilhões foi o faturamento em 2015 (38% a mais em relação a 2014);
- 2,77 milhões de pedidos em 2015 (24% a mais do que 2014);
- Ticket médio de R$ 580,00 (11% a mais que 2014);
- 1,64 milhões de e-consumidores fizeram pelo menos uma compra nas 24 horas da sexta-feira (dia do Black Friday);
- Os produtos mais vendidos foram eletrodomésticos, celulares, eletrônicos, moda e acessórios e informática respectivamente.
Esta é uma onda que você pode escolher surfar ou então vê-la passar.
Se você escolheu ver passar, não recomendo que você continue lendo este artigo, agora se você quiser surfar, pegue um papel e caneta e continue aqui comigo.
É claro que como qualquer outra data do comércio, seja dia das Mães, dia das Crianças, Natal, entre outros, você precisa se preparar.
Eu odeio dizer isso, mas a preparação Black Friday precisa ser feita agora, isso se você não estiver atrasado para o evento que ocorre dia 25 de Novembro.
Pode parecer que esteja longe, mas você sabe muito bem que os dias estão voando, e qualquer ação que você irá fazer, seja a menor que for, é necessário um bom tempo de planejamento, preparação e testes.
Preparação para Black Friday 2018
Você já começou a pensar no Black Friday 2018? Já decidiu quais serão os itens que você irá trabalhar nesta data?
Como está a estrutura do seu website? Se receber 1.000 acessos simultâneos, será que ele não sair do ar? Como está seu atendimento, você tem condições de prestar um bom atendimento?
O planejamento por mais simples que seja, é uma etapa fundamental do marketing para pequenos negócios.
Aqui abaixo vou colocar uma lista de alguns pontos fundamentais que você precisa se atentar para que possa realmente surfar na onda do Black Friday.
Atendimento
Como citado acima, como está seu atendimento? Em dias normais seu atendimento pode estar maravilhoso, mas no dia da Black Friday?
Pode acontecer de seu site bater recordes de visitação nesta data. Será que seu atendimento dará conta?
Podem surgir várias dúvidas durante uma compra. Se seu site já recebe milhares de visitas, talvez seja interessante contratar atendentes exclusivos para esta data.
É claro que você precisa treiná-los. Não coloque qualquer pessoa pra atender seus clientes. É a mesma coisa que você contratar uma pessoa sem experiência nenhuma e coloca-la no balcão da sua loja para receber clientes.
Faça plantão no dia do Black Friday. Muitas pessoas ficam acordadas na noite de quinta-feira até meia noite para dar aquela olhadinha inicial nas ofertas.
Sem contar os usuários que acessam os sites em horários de almoço, pois estão no trabalho e não querem deixar escapar aquela oferta.
Outro horário para ficar de plantão é o período da noite. Provavelmente sua equipe já estará esgotada de trabalhar durante todo o dia, mas o período da noite promete ser o de maior venda. Brasileiro gosta de deixar as coisas para as últimas horas, não é?
Diferença de preço antes e depois
Tome muito cuidado com os preços de seus produtos.
Não pense que o consumidor é ingênuo ou não está antenado nos valores.
Muitos consumidores pesquisam preços de terminados produtos semanas antes.
JAMAIS aumente o valor do produto e depois diga que está com desconto. É o famoso jargão “metade do dobro” que ficou bem famoso no Black Friday Brasil.
Procure fazer negociações com seus fornecedores, veja se existe a possibilidade de criar uma oferta especial para esta data em específico, entre outras medidas.
Identifique os produtos que mais vendem
Como citado no início do artigo, os itens mais vendidos respectivamente no Black Friday são:
- Eletrodomésticos;
- Celulares;
- Eletrônicos;
- Moda e acessórios;
- Informática;
Existe um relatório (um dos mais completos e respeitados relatórios sobre ecommerce) chamado Webshoppers.
Neste relatório você encontra praticamente todas as informações que você deseja saber sobre comércio eletrônico.
Informações como categorias preferidas, perfil do consumidor, influenciadores de compras, qual o ticket médio de determinados produtos, entre diversas outras informações.
Outra análise que você pode fazer é selecionar os produtos que você mais vende em épocas normais. Esses produtos podem ser interessantes para você trabalhar no Black Friday.
Se 70% da sua venda é referente a 5 ou 10 produtos, por que não analisa-los e ver que tipo de promoção você pode realizar?
Mas tome bastante cuidado na hora de realizar seus cálculos. Não vá diminuir a margem, queimar preço e levar prejuízo, lembre-se que o consumidor pode não gostar do produto, pedir devolução, entre outras situações.
Melhor pagar pelo que quero do que receber de graça o que não quero
Preste bastante atenção nos produtos que você vai escolher para o Black Friday.
Não adianta você colocar em promoção somente os produtos que estão encalhados no estoque. Você precisa colocar produtos que os consumidores estão procurando.
É melhor pagar pelo que você quer do que ganhar algo que você não quer.
Caso os produtos que você tenha em estoque são os produtos que os consumidores estão procurando, ótimo!
Se não, tente fazer venda casada. Se você tem pufs parados no estoque, tente vender junto a um sofá, a um painel de TV, a um Rack, etc.
Como está a estrutura da sua loja?
Quando falamos em estrutura, existem alguns pontos que você precisa considerar:
1º Estrutura de navegação
A estrutura do seu site está intuitiva e de fácil navegação? Quantos cliques o usuário precisa dar para encontrar determinado produto?
Faça um teste você mesmo. Entre na página inicial do seu site e tente encontrar determinado produto.
Quantos cliques você demorou a chegar até ele? Foi fácil? Foi rápido? O site está lento?
2º Mobilidade
Este ponto é muito importante na preparação Black Friday. Se o seu site não é compatível com dispositivos móveis, sinto lhe dizer, mas você precisa considerar isso urgentemente.
Em 2015, as vendas por dispositivos móveis representaram 12% de todas as vendas online no Brasil.
Esse número só tende a aumentar, pois já que celulares são a segunda categoria mais vendida no ecommerce e segundo relatório do IBGE, smartphones é o principal aparelho para acessar a internet no Brasil.
3º Capacidade do site
Se 10 usuários acessarem seu site simultaneamente, ele “aguenta”? Agora se 1.000 usuários acessar seu site ao mesmo tempo, a história já muita um pouco né?
Você precisa se certificar disto. Na Black Friday, praticamente todos os grandes ecommerces investem centenas de milhares de reais em divulgação e propaganda.
Como a mídia está divulgando em massa essa data do comércio, automaticamente você entra nessa onda.
Mesmo que você não estiver investindo pesado como os grandes players, sua base de clientes, seus fãs nas redes sociais e todos os usuários que conhecem o seu site, podem fazer uma visitinha na sua página para ver as ofertas.
E se o site sai do ar? Isso é péssimo para seu negócio. É a mesma coisa que você fechar as portas da sua loja dia 24 de dezembro.
Então certifique-se disso na sua preparação Black Friday. Verifique se seu site está hospedado em um servidor de qualidade e que irá “aguentar” picos de acesso.
Entre em contato com o responsável pela estrutura do seu website, fale com a empresa responsável pela plataforma de seu ecommerce e converse sobre isto.
Certifique-se de que tudo está de acordo para que você não passe raiva e consiga “surfar nesta onda” tranquilamente.
Comunique com antecedência
Esse é um ponto muito crucial na preparação Black Friday.
Como é uma data muito esperada pelos usuários, muitos ficam aflitos e ansiosos para comprar os produtos desejados.
É importante que os usuários e seus clientes saibam que você está participando desta data.
Muitas vezes os grandes players arrasam em datas como essa, pois eles se preparam assim que termina a data do ano anterior.
Por isso é importante que os usuários saibam que você também estará participando.
Crie antecipadamente comunicações para publicar nas redes sociais dizendo que sua loja participará do Black Friday.
Não deixe de criar um cronograma com todos os posts para facebook que você possa publicar e tenha consistência e clareza em suas publicações.
Inclusive é importante que você já planeje o layout do seu site.
Como será sua página inicial? Você trabalhará com banners, botões, o fundo do site vai mudar?
Pense em tudo isso agora para que você tenha tempo de criar, testar e acertar no dia.
É claro que a preparação Black Friday não termina aqui, existem diversos outros itens que você precisa se atentar para que tudo aconteça da maneira correta.
O contato com os fornecedores, transportadoras, marketing, atendimento, correios, etc.
Espero que esse conteúdo possa lhe ajudar na sua preparação Black Friday. É claro que o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas tudo que é feito com calma e antecedência tem grandes chances de sucesso.
Planeje bastante e execute o máximo que conseguir com antecedência para que você não fique “doido” nos dias que antecedem o Black Friday.
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Um abraço e até a próxima!