Produzir conteúdo não é uma tarefa fácil mas pode ser moleza quando você sabe como criar uma pauta de conteúdo.

Se você ainda não trabalha com uma pauta de conteúdo ou não segue uma linha editorial, uma pergunta assombra sua cabeça:

Qual será o próximo conteúdo que irei criar?

Quando você trabalha com um documento de organização, neste caso a pauta, você consegue organizar suas ideias de uma forma incrível o que faz com que economize muito tempo e a qualidade do seu conteúdo fique ainda melhor.

Continue vendo este artigo para aprender como criar uma pauta de conteúdo.

Como criar uma pauta de conteúdo?

Pauta de conteúdo

A primeira coisa que penso quando vou criar um conteúdo é: quem vai consumir este conteúdo?

Para criar conteúdos com agilidade é preciso ter objetivo. Você precisa saber qual seu objetivo. Ensinar o cliente, vender para o cliente, apenas instruí-lo, etc.

É fundamenta ter o cliente em mente e saber em qual etapa de vendas ele está.

Com isso em mente, é hora de definir algumas coisas importantes que vão dar ainda mais agilidade para você criar o conteúdo.

Eu gosto inicialmente de definir o tipo de conteúdo que vou criar, por exemplo: Lista top 10, Como Fazer, Checklist, Guia, eBook, Estudo de Caso, entre dezenas de outros.

Assim que você define o tipo de conteúdo é hora de definir o formato que você irá criar o conteúdo: texto, vídeo, áudio, imagem, etc.

Uma observação importante aqui é já descartar os formatos de conteúdo que você não consegue criar no momento. 

Vamos imaginar que você não possui câmera, então não é possível criar conteúdos em vídeos. Assim também é aplicado para os outros formatos.

Definindo as categorias da Pauta

Com o tipo de conteúdo e o formato já definido, é hora de definir as categorias da pauta.

É necessário conhecer bem o que você quer oferecer e também seu público para listar todas as categorias que você irá trabalhar.

Por exemplo, eu listo como categorias da minha pauta de conteúdo os seguintes temas:

  • Otimização de sites
  • Usabilidade
  • E-mail Marketing
  • Estratégias de Marketing
  • Criatividade
  • Empreendedorismo
  • Pequenos Negócios
  • Inbound Marketing
  • Vendas
  • Conversão
  • Redes Sociais
  • Design
  • Links Patrocinados

Todos os temas estão totalmente ligados a minha área de atuação e também estão ligadas as diversas personas que eu busco atingir.

Você precisa da mesma segmentação na hora de escolher as categorias que irão compor sua pauta de conteúdo.

Com todas estas definições já resolvidas, a última parte da minha pauta eu defino a oferta. Veja abaixo.

Como definir a sua oferta de conteúdo

Para definição de oferta na hora de criar seu conteúdo, para acertar em cheio, é importante que você conheça muito bem seu cliente.

Quais são as maiores necessidades e dificuldades de seu cliente? Se você ainda não sabe, trate de pesquisar agora mesmo.

Na minha pauta de conteúdo, os temas que utilizo na hora de criar a oferta são:

  • Atrair clientes
  • Aumentar Vendas
  • Aumentar Fãs
  • Melhorar engajamento
  • Melhorar produtividade
  • Mensuração
  • Baixo investimento
  • Aumentar lista de e-mail
  • Melhorar conversão
  • Criar autoridade
  • Melhorar posicionamento

E na prática, como fica tudo isso? Veja abaixo:

Tipo de Conteúdo: Lista top 10

Mídia: Texto

Categoria: Redes Sociais

Oferta: Atrair clientes

Título do conteúdo: 10 ferramentas para redes sociais que vão atrair uma enxurrada de clientes.

Viu como tudo fica mais fácil? A pauta de conteúdo é fundamental para quem trabalha ou está envolvido no processo de criação de conteúdo. Se você quiser baixar a minha pauta de conteúdo eu vou deixar disponível neste link, basta clicar para acessá-la.

Abaixo você pode conferir em mais detalhes como funciona a minha pauta de conteúdo.

Espero que tenha gostado. Deixe seu comentário!


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