Inbound Marketing é fundamentado na ideia da criação de conteúdo qualificado e super direcionado para seu público-alvo, utilizando técnicas e estratégias de Marketing Digital.
Porque o Inbound Marketing dá tão certo? E porque as antigas técnicas de Marketing estão ficando para trás?
A principal missão dos profissionais de Marketing é fazer com que clientes encontrem o seu produto e que seu produto encontre o seu cliente.
Para isso, o profissional usa diversas técnicas incluindo envio de e-mails, mala direta, telemarketing, anúncios em Rádio e TV, propagandas impressas, participação em feiras e eventos, tudo isso com a intenção de atingir potenciais compradores.
O problema é que essas técnicas estão se tornando cada vez menos efetivas, à partir do momento que as pessoas começaram a evitar certas interrupções.
Antigamente as pessoas queriam abrir e-mails, mas hoje as caixas de e-mails estão repletas de spam, fórmulas milagrosas, vírus, etc, e isso faz com que as pessoas prestem menos atenção aos e-mails.
Me lembro como se fosse hoje quando viajei (para participar de uma feira de Móveis) em Bento Gonçalves – RS, fiquei alguns dias sem abrir meu e-mail particular pois não tinha tempo devido a ocupação com a organização do evento.
Para ajudar, o sinal da internet no hotel em que ficamos também era péssimo. Quando voltei para casa, fui abrir meu e-mail e tinha recebido mais de 140 e-mails somente de promoções.
Por falar em feiras, nos últimos 10 anos, a participação em feiras era uma maneira muito eficaz de exibir seus produtos para potenciais clientes.
Hoje, o que é realidade inclusive no setor Moveleiro de Arapongas, muitas feiras sumiram ou tiveram uma grande queda no número de participantes.
Muitas das pessoas que visitam feiras é em busca de emprego ou são outros vendedores.
Contratar uma equipe de vendedores internos ou uma equipe de telemarketing era certeza de sucesso alguns anos atrás. Mas hoje com identificador de chamadas nas casas e nos celulares as pessoas atendem quem elas realmente conhecem ou quem elas querem.
Atualmente as pessoas compram de maneiras totalmente diferentes comparadas a alguns anos atrás, e isso mudará cada vez mais. Com isso os profissionais de Marketing precisam se readaptar a esta nova realidade.
Hoje a internet é utilizada para comprar e obter informações sobre o que precisam. Muitos consumidores até deixam de ir ao médico pois conseguem um “diagnóstico completo” colocando seus sintomas no Google. (Por favor, não faça isso).
Essas informações podem ser encontradas em 03 grandes áreas: Buscadores (por ex: Google, Bing, Yahoo), Sites/Blogs e Redes Sociais.
Primeiro buscam diversas informações nos buscadores com o Google. (o Google recebe em média 3 bilhões de pesquisas por dia).
As pessoas muitas vezes pesquisam diversas e diversas vezes ao dia ao invés de ouvir um vendedor, assistir aquele comercial de TV ou ter que ir visitar aquela loja em que um dia já foi mal atendido.
É muito mais fácil sentar em frente ao seu computador e encontrar as informações através do Google.
Os sites e blogs também são locais onde os clientes estão buscando informações. Quase todos os segmentos de consumo que você possa imaginar possuem sites ou blogs especializados.
Na maioria das vezes esses sites ou blogs especializados são de autores que trabalham ou já trabalharam naquela publicação setorial e tradicional do seu segmento.
A terceira área onde as buscas são realizadas é nas redes sociais como: Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, etc. Quem nunca assistiu um vídeo no Youtube ou pesquisou alguma recomendação de determinado produto nas redes sociais, né?
Para você ter sucesso com seus negócios e rendimentos, você precisa estar nos resultados dessas buscas que as pessoas estão procurando.
E como você consegue estar no momento dessas pesquisas e conseguir influenciar as pessoas para que conheçam e possivelmente comprem seus produtos?
A criação de conteúdo com a Automação de Marketing faz com que você fique cada vez mais presente e perto do seu cliente na hora que ele está procurando soluções. Isso é Inbound Marketing.
Se não ficou claro ainda como funciona o Inbound Marketing, veja neste post alguns exemplos de empresas que realizaram a estratégia de Inbound Marketing.
Utilizar estratégias de Inbound Marketing pode deixar você muitos passos à frente de seu concorrente e levar seu negócio a outro patamar.
Se você quiser aprender mais sobre estratégias de Inbound Marketing, acesse este e-book completo sobre Inbound Marketing que ensina várias estratégias para você aplicar no seu negócio.
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2 replies to "Inbound Marketing – Atraia a atenção dos seus clientes ao invés de comprá-los"
[…] se interessando pelo Marketing de Conteúdo e buscando ferramentas para começar os trabalhos de Inbound Marketing, por […]
[…] O que eu faria, inclusive é o que eu faço em meus perfis de redes sociais é fazer o melhor trabalho possível com foco no usuário que está interessado em seu conteúdo. […]