Criar Estratégias para Redes Sociais é muito importante para qualquer tipo de empresa, mas ainda é pouco utilizado pela maioria delas.

Independente do tamanho da empresa, buscar alternativas para ganhar competitividade frente aos concorrentes, atrair consumidores e fidelizar clientes é uma meta em comum.

Neste artigo você vai ver 4 estratégias para redes sociais que empresas estão utilizando para se diferenciar de seus concorrentes.

 

1ª Estratégia para Redes Sociais: Criar Mascote/Personagem

Esta estratégia está sendo muito utilizada com intuito aproximar as marcas dos consumidores finais.

O primeiro exemplo é da dona Alinea, personagem criada para representar a marca Linea Brasil, fabricante de móveis.

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A Alinea compartilha dicas de produtos, organização, decoração e diversas outras informações compatíveis com o público alvo da empresa.

O objetivo da criação de uma mascote é tornar a marca mais humana e que não pareça algo robotizado interagindo nas redes sociais.

O segundo exemplo é da dona Nici, personagem que representa a marca Nicioli, também fabricante de móveis.

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A dona Nici compartilha receitas. Como a empresa Nicioli trabalha com produção de móveis para cozinha, a criação da personagem gera muito interação para com a marca.

As duas marcas buscam maior interação com o público comprador através da humanização.

Esta e outras estratégias para redes sociais que envolvem a criação de um personagem é muito assertiva.

É uma estratégia que quando bem explorada, como nos casos acima, traz muita diferenciação, pois poucas empresas sabem utilizar de forma correta.

 

2º Utilização de blogs complementando as Redes Sociais

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Os blogs vem crescendo de uma maneira incrível, não somente como canal de comunicação para empresas, mas como canal de comunicação para diversas marcas no mundo.

A utilização de blogs na estratégia de redes sociais é praticamente obrigatória.

O blog é um canal de comunicação mais “informal”, onde são compartilhadas informações que no site institucional dificilmente poderia ser compartilhado esse tipo de conteúdo.

As duas marcas citadas anteriormente, utilizam o blog na sua comunicação para poder potencializar seus personagens.

Agora imagine, por exemplo, o site oficial da Apple compartilhando “como limpar a tela do Iphone ou do Ipad”. Provável que você nunca veja isso, mas pode acontecer em um blog da marca, por exemplo.

Atualmente inúmeras empresas utilizam blogs como estratégia para divulgar conteúdos, dicas, notícias, materiais educativos entre outros diversos assuntos.

Se fossemos listar aqui daria alguns milhares de blogs de marcas, mas vou citar mais 2 exemplos de marcas que utilizam blogs na estratégia.

Estante Virtual

A Estante Virtual é um site que reúne livrarias e sebos de todo o Brasil.

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No blog da marca são compartilhados assuntos como lista de melhores livros, reviews, entre outros assuntos. É um conteúdo focado no consumidor, que o aproxima mais da marca.

O usuário que tenha interesse em comprar um livro, tem grandes chances de procurar um review ou um resumo sobre o livro e a marca propicia isso.

LeadLovers

O segundo blog é o da ferramenta Leadlovers. É uma ferramenta de automação de Marketing.

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No blog da empresa são fornecidos diversos conteúdos sobre os temas de tecnologia, marketing digital, vendas e redes sociais.

O foco da ferramenta é oferecer serviços digitais como Email marketing, notificações via Facebook, entre diversas outras funcionalidades.

No blog são compartilhados assuntos como “Como fazer envio de email marketing de forma eficiente”, “Dicas de Seo”, entre outros.

Veja que são conteúdos que buscam ajudar o usuário/possível cliente, afim de criar um relacionamento com o mesmo e posteriormente realizar negócios.

 

Vídeos complementando as Estratégias para Redes Sociais

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Sabemos que o Youtube é uma ferramenta muito importante no ambiente digital.

Atualmente são assistidos 5 bilhões de vídeos todos os dias no Youtube e esse número só tende a crescer.

Conteúdo em vídeo atrair, converte e fideliza clientes. O vídeo quando utilizado em conjunto com estratégias para redes sociais pode ter um efeito incrível.

Quando falamos em vídeos, você não precisa necessariamente desenvolver um vídeo específico para sua audiência, pode utilizar canais que já possuem uma audiência.

Por exemplo, existe um canal chamado Manual do Mundo, se você não conhece ainda, recomendo que visualize os vídeos, são muito interessantes.

Neste canal são feitos experimentos de diversos tipos como experimentos físicos, químicos entre diversos outros.

A Omo, por exemplo, patrocina um quadro dentro deste canal que se chama “Livre para descobrir”.

São experiências realizadas com o apoio da marca, assim a Omo exibe sua marca Omo para todos os mais de 6,5 milhões de inscritos do canal.

No Facebook também são utilizados muitos conteúdos em vídeo.

Em uma pesquisa rápida, encontrei a Eduk (Escola de Cursos Online) que divulga seus cursos e também o Submarino, que no exemplo abaixo divulgava o lançamento do game Fifa 2017.

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Neste exemplo do Submarino, a marca não criou um conteúdo original, mas utilizou o vídeo gerado pela própria desenvolvedora do game.

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Gifs nas estratégias das empresas

Os gifs vieram com força para alegrar ou então nos enganar nas timelines.

Quem nunca se deparou com aquele gif um tanto quanto curioso, e de repente nada acontece? Por exemplo, imagine a situação abaixo:

Incrível, veja o que aparece no meio do corredor:

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Clique na imagem para visualizar o gif

E você fica vendo e nada acontece, pois é um Gif em loop. Os Gifs estão sendo muito utilizados, principalmente quando é relacionado a humor.

Você deve ter visto algumas marcas utilizarem a cena do seriado Stranger Things para criar um gif personalizado. Se você nem imagina do que estou falando, veja o trailler do seriado aqui.

Uma das marcas que utilizaram esse Gif para divulgar seu produto foi a Popidi com a mensagem “Quero Pizza”.

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Para visualizar o Gif, clique na imagem

Se você quiser criar um Stranger Gif, basta acessar esse endereço aqui.

Outra marca que utiliza muito os gifs é a Netflix.

A interação com esse tipo de mídia é muito grande. No caso da Netflix, alguns gifs atingiram milhares de compartilhamentos.

Veja este exemplo da 2ª temporada de Narcos:

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Clique na imagem para visualizar o gif

 

Bom, citamos aqui 04 estratégias para redes sociais que as empresas estão utilizando para inovar e se diferenciar de seus concorrentes.

Analise cada uma dessas estratégias e verifique quais delas você pode adaptar para o seu negócio e para sua empresa.

Procure fazer o que seu concorrente ainda não fez e veja os resultados que você pode alcançar.

Tem alguma sugestão de Estratégias para Redes Sociais? Deixe um comentário aqui abaixo.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um abraço e até a próxima!


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