18 Ferramentas Essenciais para Gestão de Redes Sociais

Realizar a Gestão de Redes Sociais publicando conteúdo atraente, nem precisamos falar muito pois sabemos a importância disso.

 

Agora se você possui mais de 2 ou 3 perfis em redes sociais você precisa fazer o gerenciamento de uma forma que não tome muito o seu tempo.

 

Imagine que você criou um conteúdo e precisa programar, twittar, compartilhar e publicar em todos esses perfis.

 

Você pode ficar bem sobrecarregado dependendo da quantidade de contas que você gerencia, sem contar que se precisar publicar ao mesmo tempo em todas é algo impossível sem uma ferramenta de gestão de redes sociais.

 

Sem contar que você precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo sobre a sua marca nas redes sociais. Monitorar o que estão falando sobre a sua marca, visualizar os resultados que você está tendo, entre outras métricas que você precisa acompanhar.

 

O objetivo deste post é trazer 18 ferramentas essenciais que vão lhe ajudar a gerenciar e monitorar suas redes sociais para que você tenha mais tempo e controle.

 


Gestão de Redes Sociais e Programação de Conteúdo

 

gestão de redes sociais e programação de conteúdo

 

Se você gerencia diversas páginas ou perfis nas redes sociais e cuida delas manualmente (uma a uma), você pode estar comprometendo muito o seu tempo.

 

É claro que o ideal é que você deixe de publicar posts robóticos (aqueles posts que só de bater o olho você sabe que é um conteúdo programado), mas quando você utiliza uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, você poupa muito tempo.

 

Você consegue visualizar no mesmo painel as interações que sua marca teve, se você recebeu alguma mensagem, consegue visualizar os posts programados, entre outras funcionalidades.

 

No mercado existem diversas ferramentas para gerenciar diversos perfis de redes sociais simultaneamente, como:

 

Todas as 3 opções são ótimas ferramentas, se fosse para lhe indicar uma delas, ficaria na dúvida, pois são sensacionais.

 


Encurtadores/rastreadores de links

 

encurtadores de links - gestão de redes sociais

 

Sabe aquele link enorme que você encontrou na internet e gostaria de compartilhar?

 

Se você publicar o link direto na sua página, vai ficar aquele link horrível e grande, tomando um espaço que você poderia utilizar para mostrar outras informações.

 

Sem contar que quando você vai divulgar um link externo (um link que não é do seu site) você não consegue medir a quantidade de acessos, só se você utilizar um rastreador de link.

 

Quando você analisa e rastreia seus links, você consegue obter dados mais completos de quantas pessoas estão clicando nos links que você está publicando.

 

Ótimas ferramentas para encurtar e rastrear links:

 


Editores de imagens para redes sociais

 

editor de imagem - gestão de redes sociais

 

Aquela velha frase: uma imagem vale mais do que mil palavras.

 

Nas redes sociais, imagens são extremamente importantes.

 

Ainda mais com toda essa limitação que as redes sociais estão fazendo em posts orgânicos, como é o caso do Facebook que diminui cada vez mais o alcance das publicações orgânicas.

 

Então é um dever nosso criar posts cada vez mais atrativos para aumentar o engajamento.

 

Utilizar imagens nas suas publicações pode lhe trazer algumas vantagens como:

  • Capturar a atenção e aumentar o envolvimento com a publicação
  • Facilitar o entendimento da mensagem
  • Destacar mais o conteúdo

 

 

Existem diversas ferramentas de edição de imagens totalmente online e gratuitas.

 

Pode acontecer de você estar fora do seu computador oficial ou então em uma viagem e não ter o software atual para editar imagens.

 

Algumas soluções é você utilizar ferramentas online como:

 

Está gostando do conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo:

[ratings]

 


Organização de Conteúdo

 

organização de conteúdo - gestão de redes sociais

 

Com a quantidade de informações que somos expostos atualmente, se não organizarmos todo o conteúdo que nos interessa, teremos um quadro de “Overload” de informações.

 

Organizar, separar e filtrar o conteúdo interessante que vemos todos os dias é uma tarefa essencial para que você consiga organizar e desenvolver suas ideias.

 

Eu utilizo o Netvibes, por exemplo, para organizar os posts de meus sites favoritos. Quando eu quero dar uma olhada nas novidades eu não preciso acessar site por site.

 

Também utilizo o Pocket para salvar alguma página que encontro na internet para visualizar depois.

 

Muitas vezes estamos navegando e nos deparamos com aquele conteúdo bem interessante, mas na hora não podemos parar para ler. Utilize o Pocket e salve este link para ler mais tarde.

 

Abaixo 4 ferramentas sensacionais para você encontrar e organizar conteúdos:

 


Calendário de Publicações para redes sociais

 

calendário de publicações - gestão de redes sociais

 

Quando você precisa fazer a Gestão de Redes Sociais, um calendário de publicações permite que você organize sua agenda antecipadamente.

 

Isso faz com que você se previna daqueles acontecimentos de “última hora” como um aniversário, festas, promoções, etc.

 

Além de um cronograma de publicações lhe trazer certa tranquilidade sobre o que você irá publicar nos próximos dias, também lhe previne de algum imprevisto.

 

Você pode muito bem utilizar uma agenda de mão para fazer seu cronograma de conteúdos, mas com as ferramentas que vou lhe mostrar aqui, você terá ferramentas incríveis para criar seu cronograma de conteúdos 100% online e editável.

 

Inclusive, até no meu site WordPress utilizo uma ferramenta onde consigo ver minhas publicações futuras em formato de agenda, é muito útil.

 

Algumas ferramentas podem lhe auxiliar na hora de criar um calendário de publicações como:

 


Resumindo:

Neste artigo, citei 18 ferramentas essenciais para você melhorar a gestão de redes sociais do seu negócio. Essas ferramentas podem economizar  muito o seu tempo.

 

A maioria das ferramentas que mostrei aqui no artigo são gratuitas ou possuem um plano de teste.

 

Mas lembre-se: não fique refém de ferramentas.

 

Elas são muito importantes para que você possa ter um fluxo melhor de gerenciamento e visão como um todo, mas cuidado para não ficar dependendo totalmente de ferramentas.

 

Teste as ferramentas e veja quais melhor se enquadram para a sua necessidade.

 

Tem alguma ferramenta que você utiliza que não citei aqui? Deixe um comentário aqui abaixo.

 

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *