Como eu quase fiquei rico em 2008

pesquisa de mercado - como eu quase fiquei rico

Certo dia, em meados de 2008, eu queria criar algo para mudar o mundo e ficar rico.

Pensava em criar um aplicativo ou uma ferramenta genial, que tivesse muitos usuários e que futuramente alguma grande empresa compraria.

Esse era o plano!

É claro que em tudo que pensamos já tem algo parecido. É tão difícil criar algo original que muitas pessoas nem se dão o trabalho de pensar.

Mas eu estava focado em ter a melhor ideia de todas.

Entre as diversas ideias que tive, uma delas era criar um sistema que pudesse sincronizar arquivos de um computador para o outro, sem a necessidade de ter que enviar esse arquivo para a internet.

Era época de faculdade, então eu, meu grande amigo Sheslei e nosso querido Eduardo (que não está mais entre nós) já realizávamos alguns trabalhos profissionalmente.

Nós três cursávamos Marketing e Propaganda e sempre buscávamos aplicar o máximo possível do que era ensinado nas aulas.

Normalmente utilizávamos as nossas madrugadas para trabalhar e entregar alguns materiais gráficos para clientes, mas virar as noites não nos desanimava, nos dava mais gás ainda.

Era um mundo totalmente novo, estávamos atendendo clientes e não mais fazendo trabalhinhos de faculdade.

 

O grande desafio

o grande desafio - pesquisa de mercado

A nossa grande dificuldade era compartilhar arquivos entre nós, pois quando eu fazia alguma alteração em um arquivo, precisava compartilhar com eles dois.

Isso atrasava muito o fluxo de trabalho, pois precisávamos sempre fazer esse envio, para cada um visualizar o arquivo e reenviar caso tivesse alteração.

Foi aí que vi a oportunidade de desenvolver o sistema/aplicativo/ferramenta que iria nos deixar ricos (risos).

Um sistema que sincronize arquivos de um computador para o outro de forma automática e sem ter que ficar enviando o arquivo para a internet e encaminhando por email.

Então resolvemos falar com um amigo nosso que cursava Tecnologia da Informação na mesma faculdade, e explicamos a situação a ele.

 

A solução (incompleta)

solução incompleta - pesquisa de mercado

A única solução que esse amigo nos mostrou era transferir os arquivos via FTP, que na época já era algo incrível (mas não satisfazia nossa necessidade e desejo de ter algo personalizado).

Infelizmente fiquei barrado nessa dificuldade, por não ter conhecimento em tecnologia e muito menos em pesquisa de mercado, então acabei não levando a ideia para frente.

Acabou aí minha ideia de criar um sistema “revolucionário” para a época, que hoje poderia ser algo parecido com o Dropbox ou um Google Drive.

Na época não tinha muita noção do que significava pesquisa de mercado ou pesquisa de marketing, pois ainda estava no início da faculdade.

Alguns meses depois comecei a entender o quão importante era esse assunto.

 

A Pesquisa de Mercado

pesquisa de mercado - o que é

A pesquisa de mercado é a base do trabalho de uma empresa, de um negócio ou de uma ideia.

Uma empresa que não pesquisa sobre o seu mercado, não sabe que produto oferecer a seus clientes.

Um consultor que não pesquisa sobre seus clientes, não sabe que tipo de consultoria pode ter maior valor percebido.

Uma ideia não tem validade se você não pesquisa e entende o mercado potencial desta ideia.

Você precisa conhecer muito bem seu consumidor, entender qual a linguagem que ele utiliza, quais são seus valores, seus desejos, suas críticas, suas necessidades.

Se eu analisasse a minha necessidade de uma forma mais ampla, poderia ter enxergado a oportunidade do aplicativo com outra visão.

Poderia ter enxergado que mais pessoas poderiam estar precisando de um sistema como esse (e que alguns anos mais tarde poderia sendo utilizado em todo o mundo).

 

Por que é tão importante a Pesquisa de Mercado

Uma das principais funções do marketing é oferecer uma proposta de valor para o mercado-alvo e, para isso, é preciso conhecer esse mercado.

É muito importante que você invista tempo para entender seu público, pesquisar sobre suas motivações, suas dores, suas necessidades.

Um vendedor de imóveis ou de carros, por exemplo, ganha dinheiro porque ele tem informações que o comprador não tem.

Como o vendedor conhece muito sobre o mercado imobiliário ou automobilístico ele só mostra os benefícios de determinado produto e consegue aumentar muito o valor do produto.

A mesma coisa acontece com os médicos. Quem não gostaria de trabalhar cobrando por consulta?

Os médicos cobram um valor alto por consulta, pois possuem informações valiosas que você não tem. Quanto vale uma informação que você não tem sobre a sua saúde?

É claro que os médicos não adquirem todo o seu conhecimento realizando pesquisa de mercado, mas sim estudando o corpo humano, por exemplo.

A mesma coisa você pode fazer com seu consumidor, estudá-lo.

Se você tem informação do seu cliente (através de uma pesquisa de mercado, por exemplo), você terá informações valiosas que poderão ser utilizadas para aumentar o valor percebido do seu produto, para desenvolver novos produtos, para utilizar na comunicação da sua empresa, para lapidar sua ideia, etc.

 

Como entender seu consumidor através de uma pesquisa de mercado?

O seu objetivo ao fazer uma pesquisa de mercado deve ser entender cada vez melhor o comportamento do consumidor.

Por exemplo, recentemente recebi o contato de um possível cliente com algumas dúvidas sobre como divulgar a sua empresa pela internet, pois gostaria de melhorar os resultados de sua loja.

Esse cliente trabalha no segmento de móveis planejados.

A comunicação que ele utilizava em seu negócio é de “Móveis Sob Medida”.

Como você pode ver no gráfico abaixo, o termo “Móveis Sob Medida” é um termo que desde o ano de 2009 vem caindo em relação a quantidade de buscas.

móveis sob medida - pesquisa de mercado

Já o termo “Móveis Planejados”, como você pode ver no gráfico abaixo, é um termo que possui muito mais buscas do que “Móveis Sob Medida” e não está em declínio, mas sim se mantendo desde 2009.

móveis sob medida x móveis planejados - pesquisa de mercado

Teoricamente seria mais útil se este cliente utilizasse “móveis planejados” em suas comunicações, inclusive na fachada de sua loja.

Pode ser que o seu potencial cliente não esteja familiarizado com o termo “móveis sob medida” ou não conheça direito este termo.

Este é um exemplo simples e é claro que essa ferramenta do Google Trends só mostra um panorama das buscas realizadas na internet.

Mas as buscas que são realizadas no Google demonstram nossas verdadeiras intenções e necessidades. Buscamos no Google o que não ousamos a dizer a ninguém.

Atualmente o Google é uma das maiores e mais ricas fontes de informação para qualquer nicho de mercado.

 

Resumindo:

É extremamente necessário que você realize um estudo do seu público através de uma pesquisa de mercado para que você possa tomar certas decisões para o seu negócio.

Decisões simples como utilizar “Móveis sob medida” ou “Móveis Planejados” na fachada da sua loja.

Pesquisar, entender e se comunicar da maneira correta com seu público é uma forma fácil de criar seguidores, aumentar seus resultados e posicionar sua marca na mente de seu consumidor.

E você, como faz para entender o seu público?

Você pede opiniões sobre seus produtos/serviços?

Quando tem uma ideia genial, o que você faz para validá-la?

Quer mais dicas sobre como realizar uma pesquisa de mercado? Deixe seu comentário abaixo!

Espero que tenha gostado e até a próxima.


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