Se você ainda não aderiu ao e-mail marketing na sua empresa, não há momento melhor para começar.

Desde que as ferramentas de correio eletrônico existem, muita coisa mudou.

Com o aumento massivo de pessoas conectadas 24/7, as estratégias de marketing foram tomadas pelo digital, mas o que não mudou é a eficácia do marketing por e-mail.

De acordo com informações divulgadas por uma plataforma de e-mail marketing, nos Estados Unidos, o retorno médio é de USD $36 dólares para cada USD $1 dólar gasto em campanhas.

Se você quer aprender como fazer e-mail marketing para manter seus clientes sempre atualizados, seja com promoções, newsletter ou conteúdos diversos, confira as dicas que preparamos para você.

Porque usar o e-mail marketing?

porque usar o e-mail marketing na sua empresa

Há mais de 40 anos, o e-mail é uma forma de comunicação.

E com o passar dos anos o e-mail rapidamente se tornou uma de nossas principais opções de comunicação.

Praticamente todas as pessoas sabem e precisam utilizar um e-mail. Desde os usuários mais novos de internet quanto os mais “antigos”.

Abrir uma mensagem, criar um novo e-mail, anexar um arquivo. Isso é bem tranquilo para a grande maioria dos usuários.

Sabendo disso, você pode usá-lo para direcionar as pessoas ao seu site, para comprar um produto ou apenas para enviar uma comunicação importante.

E claro, você pode criar campanhas de vendas e engajamento seguindo algumas dicas:

Escolha um provedor de serviços de e-mail marketing

Se cadastrar em uma ferramenta de e-mail marketing é a primeira etapa do processo de adesão a esta estratégia.

É necessário utilizar uma ferramenta, pois é a única maneira de aproveitar os recursos de automação de marketing por e-mail para entregar mensagens de maneira personalizada para uma grande quantidade de contatos.

Além disso, as ferramentas de e-mail possuem diversos outros recursos interessantes, como:

  • Templates de E-mails
  • Ferramenta de Automação
  • Formulários de Captura
  • Ferramentas de Pop-up (para integrar ao seu site)
  • Segmentação da lista de contatos
  • Testes A/B
  • Relatórios de cliques e aberturas

Existem algumas ferramentas que possuem planos gratuitos que você pode se cadastrar agora mesmo e começar a enviar suas campanhas de e-mail marketing.

Algumas ferramentas gratuitas: Mailerlite, E-Goi e Mailchimp.

Ao final deste artigo, você encontra tutoriais completos sobre essas ferramentas de E-mail Marketing.

Como criar sua lista de contatos?

como criar sua lista de e-mails

A maioria das empresas já possui alguns contatos para iniciar uma lista de e-mail.

Pense nos clientes e nas pessoas com quem você já se relaciona, sejam os clientes que já possuem cadastro em sua empresa, seja e-mails obtidos a partir de outras fontes.

Se você tem o contato de pessoas que já compraram seus produtos ou serviços, utiliza o e-mail desses clientes para que façam parte da sua lista (é importante pedir permissão para enviar mensagens de divulgação).

Você também pode utilizar algumas estratégias para criar sua lista de e-mails:

  • Crie uma isca digital (e-books, cursos, palestras online)
  • Ofereça descontos (cadastre-se e receba 5% de desconto)
  • Divulgue sua lista nas redes sociais

Crie e-mails que se adaptam aos dispositivos móveis

email para dispositivos móveis

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Email Monday, 61,9% das aberturas de e-mails ocorrem no celular.

Isso é muito significativo. Você precisa ter certeza que seu e-mail é visível e que funciona nos dispositivos móveis.

Além disso, e-mails bem projetados produzem taxas de conversão mais altas no celular do que qualquer outro meio.

Por isso, é fundamental aderir a templates e conteúdos que sejam “amigáveis a celulares”, de modo que não fiquem desestruturados ou desorganizados em diferentes telas.

Configure um e-mail de boas-vindas

Sempre que uma pessoa se cadastra na sua lista de e-mails, é muito importante enviar um e-mail de boas vindas.

Este primeiro contato é importante, pois serve como sua primeira impressão e alcança as pessoas em um momento em que elas estão altamente envolvidas com sua empresa.

Você pode esperar uma taxa de abertura maior do que a média para seu e-mail de boas-vindas, portanto, certifique-se de entregar valor imediatamente.

Pode começar com uma saudação calorosa, uma visão geral do que vão receber nos seus comunicados, pode inclusive inserir links para outras redes sociais ou até mesmo um cupom de desconto para primeira compra.

Sempre que configurado o e-mail de boas-vindas, será enviado a todos os novos contatos de forma automática.

Sempre meça o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing

analisar métricas do E-mail Marketing

Um dos principais benefícios que o e-mail marketing proporciona é o fato de ele ser fácil de medir o sucesso das suas mensagens.

As maiorias das ferramentas de e-mail marketing oferecem a capacidade de rastrear o que acontece depois que você envia sua campanha.

Você pode rastrear:

  • Taxas de abertura
  • Taxas de rejeição
  • Taxa de cancelamento de assinatura
  • Taxas de Cliques
  • Taxas de conversão
  • Quais foram os links mais clicados

Isso possibilita uma melhor compreensão de como as campanhas de e-mail estão funcionando e onde você precisa ajustar para melhorar os resultados.

Métricas não devem ser ignoradas. São uma parte importante de sua campanha de marketing na internet como um todo.

Embora existam vários estudos e pesquisas que apresentam números “ideais” a serem almejados, tudo depende do seu setor e do público-alvo.

Se seus clientes não apenas desejam, mas esperam e-mails diários, é melhor fornecê-los.

No entanto, enviar muitos e-mails para consumidores que não querem mais do que um por semana aumentará sua taxa de cancelamento.

Por isso o acompanhamento das métricas é fundamental até calibrar a frequência de disparos.

Escreva mensagens persuasivas

Isso tende a ser uma das etapas mais assustadoras para os pequenos negócios, mas é completamente normal.

Uma dica importante é fingir que você está conversando cara a cara com o destinatário do e-mail.

Mas, ao contrário do diálogo oral, o e-mail precisa ser conciso, persuasivo e dinâmico, para que o leitor não se entedie nas primeiras linhas.

Você também pode seguir uma estrutura de 3 etapas para criar sua mensagem:

  • O que você está oferecendo? – Título
  • Como isso vai ajudar o leitor? – Corpo da mensagem
  • O que eles devem fazer a seguir? – Call to action

Caso esteja sem ideias para criar mensagens para seus clientes e leads, pode usar esse artigo com 50 ideias de conteúdo.

Se você não tem interesse em escrever os próprios e-mails, pode contratar agências especializadas e inbound marketing, normalmente elas têm estruturas próprias e estratégicas de fluxo de nutrição, para que os e-mails certos sejam enviados no momento certo!

Seguindo essas dicas, certamente você irá conseguir atrair novos clientes e valorizar os antigos, especialmente pela comunicação direta e dinâmica que as estratégias de e-mail marketing proporcionam.


Tem alguma dúvida sobre e-mail marketing? Escreva nos comentários para que possamos lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo artigo!

Vídeos e tutoriais Sobre E-mail Marketing

Qual é a melhor ferramenta de E-mail Marketing? É sobre isso que falo neste vídeo:

Como usar a ferramenta Mailchimp?

Como criar uma campanha de E-mail Marketing no E-goi?


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