Criar Posts para Facebook nunca mais será problema!
Publicar com frequência nas redes sociais é muito importante, mas manter a frequência publicando ou compartilhando qualquer tipo de conteúdo não é uma boa opção. Criar posts para Facebook é algo sério e que você deve dedicar um tempo a isso.
Ter e manter um alto nível de qualidade é de extrema importância para você reter a atenção do seu público.
Assim, a chave para você divulgar seu produto sem precisar investir rios de dinheiro ou sem precisar investir nada é criando conteúdos de qualidade.
Um post para Facebook bem produzido gera comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.
Então lembre-se: “A qualidade é a chave para o sucesso.”
Com o excesso de informação, todos nós enfrentamos um problema nos dias atuais: A Falta de Criatividade.
- O que eu vou postar no Facebook hoje?
- De onde eu vou tirar uma ideia de post para Facebook?
- Sobre o que eu posso falar no Facebook?
Se você também tem essas dúvidas, neste post você vai aprender algumas dicas para nunca mais ficar sem ideias de posts para Facebook.
Normalmente podemos ter ótimas ideias para criar posts para Facebook, o grande problema é ter boas ideias com frequência.
Eu mesmo já fiquei diversas vezes “travado” na hora que precisava criar um novo post para Facebook, e quando estamos sem ideias, parece que a pressão para criar aumenta e a qualidade cai.
Então aqui vai a primeira dica para que você não se sinta pressionado por você mesmo:
Crie um cronograma de conteúdo
É muito importante que você crie um cronograma de conteúdo para que possa visualizar a longo prazo seus posts. O cronograma de conteúdo é um instrumento de planejamento e controle onde você define e detalha o que você irá criar, quando irá criar e quando irá publicar o conteúdo.
Como fazer um cronograma de conteúdo?
Para que você consiga criar um cronograma por mais básico que seja, é importante que você conheça bem seu público. Quanto mais você conhecer, mais fácil será pesquisar e criar conteúdos.
Não vou lhe indicar nenhuma ferramenta complexa ou paga para você começar a utilizar, vou dar uma dica simples para que você consiga iniciar seu cronograma ainda hoje.
Em uma planilha do Excel por exemplo ou no próprio Google Docs, você pode escrever diversos tópicos de assuntos que são relacionados a seu publico alvo.
Vou citar como exemplo alguns temas que eu utilizo aqui para o site:
- Email Marketing
- Redes Sociais
- Otimização de Sites
- Inbound Marketing
Com os principais temas descritos, escreva informações sobre os temas principais que você pode oferecer:
Email Marketing
- Como criar uma campanha de email marketing;
- Como escrever um email chamativo;
- Como capturar emails;
- Como criar títulos criativos para seus emails;
- Qual ferramenta utilizar para enviar emails.
e assim por diante.
Escreva tudo que possa ser de interesse do seu público para cada tópico que você criou. Estas são só algumas ideias de posts que você pode criar apenas pesquisando o seu público.
Agora existem vários outros temas que você pode acrescentar ao seu cronograma como as 16 ideias que vou citar aqui abaixo para você rechear sua planilha de conteúdos.
Preparado?
1- Frases inspiracionais
Frases inspiracionais costumam ter ótimo efeito independente do nicho do seu negócio. Muitas frases de empreendedores, líderes e autores fazem muito sucesso e costumam ser muito compartilhadas.
Um ótimo exemplo de frases inspiracionais quem bombam no Facebook, é o Geração de Valor. Abaixo segue algumas frases para você se “inspirar”:
2- Bastidores
Mostrar os bastidores do seu negócio é muito interessante e cria uma conexão muito forte com seus seguidores. Se você tem uma pizzaria, um salão de beleza, uma loja, poste conteúdos da sua empresa. (Processo de produção, cozinha, entregas, festas, participação em feiras, etc).
Exemplos:
3- Listas
Listas são conteúdos bem interessantes e que geram alto engajamento. Você pode usar as listas para dar dicas, mostrar ferramentas que você utiliza, etc.
Se você tem um salão de beleza, você poderia criar:
- 5 dicas para a maquiagem perfeita;
- 10 cortes mais usados pelas celebridades, etc.
Se você tem uma empresa de tecnologia, você pode criar listas como:
- 10 celulares antigos mais amados pelos consumidores;
- 5 aparelhos eletrônicos que você precisa ter agora em sua casa.
Você pode fazer suas listas escrevendo diretamente no Facebook ou então criando um link para o seu site onde está a lista completa.
Lembre-se de sempre oferecer conteúdos gratuitos para a sua audiência.
4- Conte sua história
Contar sua história ou a história da sua empresa pode ser muito atrativo. Busque arquivos fatos interessantes e importantes sobre você ou sua empresa.
Para isso você pode utilizar o recurso do Facebook chamado “Marcos do Facebook”. Dê uma olhada nos exemplos:
5- Datas comemorativas
Feriados, datas internacionais, datas comemorativas, são ótimos conteúdos para você comemorar junto ao seu público. Procure as datas comemorativas que são ligadas ao seu público e insira essas datas ao seu calendário de publicação.
Faça o possível para criar esses conteúdos com antecedência. Muitas marcas esperam chegar as 18hrs do dia para criar um conteúdo comemorando a data.
6- Vídeos
Vídeos realmente funcionam! Uma pesquisa publicada recentemente, diz que somente 3 a cada 100 posts são vídeos.
Quem não gosta de assistir vídeos, ainda mais se for diretamente ligado com nossa área de atuação? Lembrando que vídeos engraçados, de curiosidades e outros assuntos desse tipo são excelentes conteúdos para gastarmos um tempinho na frente do computador.
7- Recomendações
Em alguns mercados, recomendar produtos, marcas, livros ou alguns itens diversos podem criar uma relação íntima com seus consumidores.
Mas certifique-se que o que você está recomendando está ligado com o ramo do seu negócio, ou que vá ajudar de alguma forma seu consumidor.
→ Quer saber como vender pelo Facebook? Veja como configurar sua loja no Facebook em poucos minutos.
8- Agradecimentos
Atingiu 1.000 fãs? Conseguiu 300 compartilhamentos ou 500 likes? Agradeça seus fãs. Isso mostra a eles que você se importa em atingir determinado número na sua página e agradece quem o ajudou a chegar lá.
9- Eventos
Fique ligado em eventos da sua área que possam estar acontecendo ou eventos que você irá participar. Você pode encontrar pessoas interessadas no mesmo evento e começar a trocar informações sobre o tema.
10- Concursos, sorteios e promoções
Esse tipo de conteúdo é um trunfo para você aumentar sua base de fãs. Estude bem o formato do concurso ou sorteio que você irá criar, pois alguns são proibidos pelo Facebook. Veja aqui o que pode e o que não pode.
11 – Inspirações
Esse tipo de publicação são uma das mais compartilhadas nas redes sociais. DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) são conteúdos fáceis de encontrar e mais fáceis ainda de se compartilhar. Criar posts para Facebook sobre este assunto, pode ser uma boa opção. Veja mais ideias neste site.
12 – Notícias
As notícias (do seu setor) que forem interessantes para o seu público, republique em sua página. Deixe seus consumidores antenados mas lembre-se sempre de citar as fontes.
13 – Checklists
Publicações relacionadas a Checklists são formas de controle e lembrete. É um formato de post muito atrativo. Você pode fazer checklist de viagens, softwares, ferramentas, dicas de saúde, etc.
Basta você pesquisar seu mercado alvo que você terá informações para criar diversos checklists.
14- Séries
Por mais que o Facebook não é seja Blog ou um site pessoal, é uma rede social onde você pode sim compartilhar conteúdos maiores.
Criar uma série de posts é uma forma que pode gerar relevância a longo prazo. Veja estes exemplos publicado pelo Henrique Carvalho do Viver de Blog.
15- Rapidinhas
Trata-se de um tipo de post curto para ensinar seu público a realizar alguma tarefa. Você pode abranger muitos temas com esse tipo de conteúdo.
Eu publiquei em minha página uma dica para o usuário bloquear determinada pessoa ou marca no Facebook caso ele não goste da publicação.
16- Para baixar
Entregue mais conteúdo ainda através de downloads. Crie posts para Facebook oferecendo eBooks, Planilhas, Imagens ou qualquer material que seja relevante para seu público.
Bônus
Você pode aproveitar um novo recurso do Facebook e inovar ainda mais nas suas publicações. Este recurso é o post em 360º.
Para criar um post em 360º graus, basta você acessar o artigo Como criar post em 360º para Facebook. Criei um vídeo explicando passo a passo como você pode fazer essa publicação.
Utilize essas 17 ideias para agregar seu cronograma de conteúdo. Pode ser que nem todas as ideias aqui possam ser viáveis para seu negócio, mas grande parte é adaptável a ele.
Lembrando que você precisa testar quais tipos de conteúdos dão certo para o seu negócio. Não pegue essa lista e só crie conteúdos em cima dela, pode ser que seu público goste mais de determinados tipos de conteúdo, etc.
E você, qual tipo de conteúdo publica no seu Facebook que não está aqui na lista?
Espero que tenha gostado desse conteúdo.
Abraços e até a próxima!
13 replies to "Posts para Facebook – 16 ideias testadas e comprovadas!"
ótimas idéias para postagem no face!!
Tem uma estratégia que uso também, separar por semana, exemplo: 7 dias de posts… 3 posts a cada dia… então: 7 x 3 = 21.
Nesses 21, você dividir em vendas, utilidades, bastidores etc.
Abraço Evandro! Show seu blog
Oi Samuel, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário!
Sim, sua estratégia é bem interessante também, parabéns. Um grande abraço e sucesso.
Parabéns, ótimas ideias estava mesmo precisando de um leque assim para criar coisas novas.
Seu blog é um máximo bjs
Olá Débora, tudo bem? Muito obrigado pelo comentário e que bom que gostou! Sucesso pra você, abraços 🙂
Muito bom.
Muito obrigado pelo comentário Tathiane 🙂
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