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como criar email marketing

Como criar uma Campanha de Email Marketing agora mesmo! [Guia Completo + Vídeo]

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Quer aprender a criar uma Campanha de E-Mail Marketing do zero? O objetivo deste post é lhe ensinar passo-a-passo como criar sua primeira campanha de E-mail Marketing.

 

Alguns Números sobre Email Marketing

 

Neste artigo que publiquei recentemente, “Email Marketing – Aumente sua lista e Venda Mais”, citei vários dados sobre o universo do email.

 

Dados como a taxa mundial de spam, quantas pessoas no mundo possuem uma contas de email entre outras informações. Recomendo que você veja este artigo também.

 

Vou lhe apresentar mais alguns números e mostrar mais do poder do Email Marketing.

 

  • O Email Marketing teve um ROI (retorno sobre investimento) médio de U$ 38 para cada U$ 1 gasto. (National Client Email Report 2015)
  • Uma em cada cinco empresas relataram um ROI de mais de 70:1.
  • 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada mais de 06x ou mais todo dia.

 

O que achou desses números? Incrível como o Email Marketing trás um retorno tão grande.

 

Não aposte todas as fichas nas redes sociais

 

Você se lembra de uma rede social chamada Orkut? Deixar um scrap, mandar um depoimento, era bem legal! A rede social que era predominante no mercado Brasileiro aos poucos foi ficando esquecida com a chegada do Facebook.

 

Praticamente a mesma coisa aconteceu com o ICQ e o MSN.

 

E amanhã, o que pode acontecer? Não sabemos se o Facebook fará mudanças eu sua política de privacidade, se o Twitter será vendido para outra grande empresa, etc. Ninguém sabe o futuro das redes sociais. Todos dias elas sofrem grandes mudanças e você não deve ser refém delas.

 

Vamos imaginar que você possua 20.000 seguidores no Instagram ou 30.000 curtidas em uma página no Facebook. Agora imaginemos que sua página/perfil foi hackeada ou deletada. Como você recupera esses números? Praticamente impossível.

 

Já o email você sempre terá a lista de contatos na sua mão. São assinantes que optaram por receber suas mensagens, que permitiram que você entrasse em contato quando desejar.

 


Entendendo o Email

 

Para que você crie campanhas efetivas de Email Marketing e consiga um ROI de 70:1, é necessário que você entenda a estrutura de um email e saiba como trabalhar cada uma das partes.

 

A estrutura do email é definida nas seguintes partes:

 

  • Nome do Remetente
  • Linha de Assunto
  • Pré Header
  • Título
  • Sumário
  • Call To Action Primária
  • Call To Action Secundária
  • Compartilhamento
  • Rodapé

 

Para uma explicação mais prática e visual, irei usar como exemplo um email que recebi da Estante Virtual. Trata-se de uma campanha sobre o mês do livro. Veja abaixo o email completo:

 

Email Marketing - Estante Virtual - Mês do Livro
Email Marketing – Estante Virtual (Campanha Mês do Livro) clique na imagem para ampliar

 

Antes de desmembrarmos de fato o Email, precisamos falar sobre 2 itens de muita importância, o nome do remetente e a linha de assunto.

 


Nome do Remetente

 

O nome do remetente é o seu nome, sua empresa, sua marca. É o primeiro elemento que os assinantes veem na caixa de entrada.

 

Como você pode ver em nosso exemplo, o nome exibido é o nome da empresa “Estante Virtual”.

 

Nome do Remetente - Email Marketing Estante Virtual

 

DICA:

 

Não utilize nomes exóticos ou que não tenha relação com o seu negócio.

 

Um exemplo para você não fazer é o abaixo, que caiu na minha caixa de spam recentemente:

 

Nome do Remetente - Email Spam

 

 


Linha de Assunto

 

Se fossemos considerar 02 áreas mais importantes no email para definirmos taxas de abertura, com certeza seria o Nome do Remetente e a Linha de Assunto.

 

Me responda: Qual é a primeira coisa que você vê quando chega um e-mail?

 

Os únicos componentes que são visíveis para o usuário antes do Email ser aberto é o nome do remetente e a linha de assunto.  Entendeu a importância desses 02 itens?

 

Se você recebesse 02 e-mails, qual você abriria, o 1 ou o 2?

 

1- É sério! Você precisa ler isso agora!

2- Algumas informações importantes, leia.

 

Acredito que seria a opção 1. Este é um exemplo de chamada por trás de uma linha de assunto. Você deve criar assuntos para seus emails que praticamente digam: “ME ABRA!”.

 

Para descobrir quais as melhores  linhas de assuntos, você precisa testar. Algumas linhas de assunto funcionarão bem para determinados assinantes e outras não. É necessário realizar testes para conseguir tirar o máximo de proveito de sua lista.

 

DICAS

 

Não utilize LETRAS MAIÚSCULAS no seu assunto, a não ser que você quiser cair na caixa de spam.

 

Utilize entre 30 e 50 caracteres para atingir melhores resultados.

 

Não utilize palavras como Grátis, Nunca, Tempo Limitado, Oferta. É só você dar uma pesquisada na sua caixa de spam e ver mais algumas palavras que vão direto para lá.

 

Provavelmente você já deve ter recebido algum email com a palavra “grátis” no assunto e a palavra deveria estar seguida de “frete” ou “por tempo limitado”. A maioria desses emails é de grandes empresas e marcas nacionalmente reconhecidas.

 

Para que você não caia no spam você precisa ter reputação (e mesmo assim tem grandes chances de cair) então se você está começando sua campanha agora, evite as palavras citadas acima.

 

À partir de agora vamos começar a desmembrar as partes do email.

 

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Corpo do Email

 

O Email Marketing é composto por muitos elementos assim como a anatomia humana. Cada parte desempenha um papel fundamental para que você tenha um email completo.

 

Estarei dividindo o email em 6 partes, lembrando que alguns emails podem possuir 01 ou 02 partes. Aqui vamos seguir o exemplo de um email comercial com 6 partes.

 

1- Pré-Header

 

O Pré-Header é basicamente o subtítulo do seu email. Em alguns serviços de email (Gmail por exemplo) é possível ler o pré-header logo após o assunto do email, conforme imagem:

 

Pré-Header - Gmail

 

 

O Pré-header ou subtítulo é utilizado por algumas marcas para já oferecer uma oferta, um desconto, mas algumas outras utilizam o subtítulo para preparar o terreno para o restante da mensagem, como foi o caso da Estante Virtual (Um outubro recheado de sugestões na Estante Virtual).

 

Pré-Header Email Estante Virtual
Pré-Header quando o email está aberto.

 

2- Título

 

No título geralmente é exibido a logo da empresa. Em alguns casos é inserido também um menu com aparência similar ao website.

 

No caso da Estante Virtual, o título deste email é a logomarca da empresa.

 

Título do email - Estante Virtual

 

3- Call to Action Primária

 

Call to Action também conhecida como (CTA) é o que chama o usuário ao agir.

 

Call to Action é a razão pela qual seu email existe. Você espera que o assinante faça alguma coisa após abrir o email e isso se chama Call to Action.

 

Em nosso exemplo, a Call to Action principal é o banner “Mês do Livro – Um outubro recheado de sugestões na Estante Virtual”.

 

Call to Action Primária - Email Marketing
Call to Action Primária – Email Marketing Estante Virtual

 

Este banner contém um link que irá levar o usuário até uma página onde estão as sugestões de livros em promoção. Abaixo da imagem existe uma pequena legenda explicativa sobre o que é a promoção.

 

Este é objetivo principal deste Email Marketing da Estante Virtual, levar o assinante até a página onde está a seleção de livros.

 

4- Call to Action Secundária

 

Ultimamente vem crescendo a utilização de Call to Action secundárias. Muitos profissionais viram a taxa de cliques crescer quando utilizadas as Call to actions secundárias. Principalmente se seu email for extenso.

 

A chamada secundária é o botão “Mergulhe nessa brincadeira”.

 

Call to Action Secundária - Email Marketing Estante Virtual

 

Acima do botão foi utilizado um texto explicativo e algumas imagens de livros que estarão nesta seleção. O link deste botão leva o usuário para a mesma página da Call to Action primária.

 

Este Email Marketing da Estante Virtual possui uma terceira Call to Action, que é um banner sobre Literatura Infanto-Juvenil.

 

Call to Action Terciária - Email Marketing Estante Virtual

 

DICA

 

Mais de uma Call to Action nos emails podem ser uma boa opção contanto que não ofusquem demais a Call to Action principal, pois ela é o principal objetivo do seu email.

 

Se você vai em um restaurante com muitas opções, é provável que você demore pra escolher e no final ainda escolha mal. Tenha cuidado para não sobrecarregar o email.

 

5- Compartilhamento

 

Alguns emails possuem a barra de compartilhamento social e conexão social.

 

A opção de compartilhamento normalmente é encontrada em emails de grandes marcas e empresas. É uma ótima opção para encorajar assinantes a segui-lo nas redes sociais.

 

Compartilhamento - Email Marketing - Estante Virtual

 

Grandes nomes do mercado de Internet Marketing não utilizam barra de compartilhamento nos seus emails acredito que para tentar passar a impressão que o email seja extremamente pessoal, o que no final das contas pode ser mais efetivo.

 

6- Rodapé

 

Finalmente chegamos à parte final do email.

 

O rodapé normalmente é composto por assinatura, avisos legais, descadastramento, entre outras opções.

 

Lembrando que a opção de descadastramento é praticamente obrigatória, pois isto você estará indo de frente contra os filtros de spam.

 

No Email Marketing da Estante Virtual, observe que a empresa se preocupou em informar o porquê você está recebendo este Email e se quiser se descadastrar, a opção está disponível

 

Rodapé Email Marketing - Estante Virtual

 

Logo abaixo estão alguns endereços de email e também as informações físicas da empresa, o que ajuda muito seu email a não cair na caixa de spam.

 

Assim finalizamos a estrutura de um email. Claro que existem diversas estruturas de email, elementos e opções para se criar uma mensagem. Algumas empresas enviam emails somente de texto, outros com apenas uma imagem preenchendo toda a mensagem, etc.

 

Você precisará descobrir qual estrutura ou tipo de email que funciona melhor para o seu público. Faça testes, modificações, alterações e fique de olho como estão suas taxas de abertura e de cliques. O que funcionar replique para suas novas campanhas.

 


Qual é a melhor ferramenta para Email Marketing?

 

Já vimos o retorno que o Email Marketing pode nos oferecer, o porquê não podemos depender das redes sociais, vimos a estrutura do email e agora precisamos saber qual ferramenta utilizar.

 

No mercado existem diversas ferramentas, acredito que milhares. Mas qual é a ideal? Qual é a melhor?

 

A ferramenta ideal é aquela que você tenha mais controle e saiba utilizar melhor.

 

Abordarei 2  ferramentas (vantagens e desvantagens) e vou mostrar qual a ferramenta que utilizo hoje para minhas campanhas e as campanhas de meus clientes.

 


MailChimp

 

mailchimp

 

Em minha opinião a melhor ferramenta de Email Marketing já desenvolvida. Esta é a ferramenta que utilizo atualmente.

 

Vantagens:

 

Interface simples e intuitiva

 

O MailChimp é minha ferramenta preferida, pois além de simples é extremamente intuitiva e tem um design muito agradável e funcional.

 

Logo na primeira tela você consegue ter um panorama de como andam suas campanhas.

 

Taxa de abertura do último email, número de cliques, quantidade de cadastros na sua lista, top 5 campanhas mais abertas, e mais algumas informações.

 

 

Dashboard Mailchimp

 

Editor Clique e Arraste

 

Isso mesmo, na hora de criar suas campanhas você pode selecionar a ferramenta de clicar e arrastar para montar sua mensagem.

 

Editor Drag and Drop - MailChimp

 

Você pode inserir vídeos, botões, imagens, textos, botões de compartilhamento, tudo isso clicando e arrastando.

 

A interface intuitiva da ferramenta, você pode visualizar na própria Home-Page do MailChimp.

 

É de graça!

 

Bom demais para ser verdade? Pois é, se sua lista não ultrapassar 2.000 contatos e você não enviar mais de 12.000 mensagens por mês, você pode utilizar a ferramenta sem pagar nada.

 

Se você se cadastrar na ferramenta através deste meu link, eu e você ganharemos $30,00 de crédito para utilizar na ferramenta.

 

Se a sua lista ultrapassar os 2.000 contatos ou precisar enviar mais de 12.000 mensagens mensais, será necessário fazer a contratação de um dos planos abaixo:

 

Planos MailChimp

 

 

Templates Customizáveis

 

Templates Customizaveis - Mailchimp

 

Está sem criatividade para criar um email com aparência profissional? Existem diversos modelos prontos para você utilizar.

 

Estão separados por categorias: E-commerce, Cupons, Educação, Música, Restaurantes, entre outras. É só você escolher e editar clicando e arrastando.

 

Existem muitas outras vantagens em utilizar o MailChimp. Existe uma classificação de assinantes, que os rankeia de acordo com o engajamento de cada um. Por exemplo, o usuário abre todos os seus e-mails, clica em 70% deles e responde alguns emails. Este assinante tem uma pontuação de 5 estrelas.

 

O usuário abre raramente seus emails, clica mais raramente ainda e nunca respondeu sequer uma mensagem. Este usuário receberá a pontuação de 1 estrela.

 

Member Rating - MailChimp

 

 

Essa segmentação pode ser útil para você enviar uma oferta ou divulgar um novo produto. Envie somente para os usuários mais engajados para não incomodar certos usuários da sua lista.

 

Desvantagens

 

As desvantagens são visíveis a partir do momento que você começa usar os recursos mais avançados.

 

  • Existem poucas opções de design para você criar um formulário de captura.

 

  • Falta opções de tracking para você saber exatamente por onde o usuário se cadastrou em sua lista.

 

  • Quando você utiliza a conta Premium, o pagamento é realizado em dólar. Esta só é uma desvantagem se nossa economia está instável como atualmente.

 

Como já citei, o MailChimp é a ferramenta que utilizo e não tenho intenção de trocá-la por enquanto. Se você está começando indico fortemente utilizar esta ferramenta.

 

Se você quiser criar uma conta gratuita no MailChimp basta clicar aqui e fazer sua inscrição.

 


GetResponse

 

GetResponse - Logomarca

 

 

O GetResponse também é uma ferramenta sensacional para gerencias suas campanhas de Email Marketing.

 

Assim como o MailChimp, GetRresponse possui um editor de clicar e arrastar (um pouco pior mas possui)  e vários templates para você escolher de acordo com o seu negócio.

 

Os formulários de cadastro de emails (que você pode inserir dentro do seu website) é uma solução bem resolvida no GetResponse. Você consegue criar formulários muito mais bonito visualmente do que no MailChimp.

 

A grande desvantagem do GetResponse é que ele não possui plano gratuito. Você pode testá-lo por 15 dias gratuitamente, mas se gostar do serviço você precisa contratar um plano.

 

Os planos são a partir de 12 Euros por mês para 1.000 assinantes.

 

Gostaria de deixar bem claro que o GetResponse é uma excelente ferramenta assim como muitas outras que existem no mercado. Como já disse, a melhor ferramenta é aquela que você domina melhor.

 

Avalie todas as vantagens e características de cada ferramenta e veja qual mais se adéqua para você. Por utilizar o MailChimp a mais de 4 anos, citei como melhor ferramenta para e indico que você teste para ver realmente o poder da ferramenta.

 

Neste vídeo que você encontra logo abaixo, explico passo-a-passo como você pode, na prática, criar sua campanha de e-mail marketing.

 

 


Resumindo

 

Para você enviar um Email Marketing você precisa:

 

  • Ter uma lista de emails
  • Ter uma mensagem (texto, HTML, imagens, etc)
  • Ter uma ferramenta para fazer o envio do email.

 

Dicas para criar campanhas de Email Marketing

 

Evite algumas palavras na linha de assunto:

 

  • Grátis
  • Nunca
  • Tempo Limitado
  • Oferta

 

Pesquise na sua caixa de spam e veja mais algumas palavras que vão direto para lá.

 

Que tipo de email devo criar, texto ou imagem?

 

Alguns estudos dizem que a entregabilidade de um email composto somente por texto é bem maior do que um email que contenha imagens.

 

Emails que contenham somente texto terá compatibilidade com todos os aparelhos. Se um usuário abrir um email com imagens em um smartphone, dependendo do modelo do aparelho a imagem pode não ser exibida ou ficar muito grande na tela.

 

Outra vantagem de criar emails somente com textos é o tamanho da sua mensagem. A mensagem fica menor em questão de tamanho de arquivo e deixa seu email longe dos filtros de spam.

 

A utilização de imagens pode sim funcionar. Se você assinar a newsletter do Submarino.com ou da Zattini by Netshoes, você verá e-mails muito bem produzidos e com imagens muito atraentes.

 

Para resolver essa questão faça o seguinte:

 

Não utilize somente uma imagem grande que preencha todo o email;

 

Não utilize muitas imagens.

 

Qualquer uma dessas opções pode marcar sua mensagem como spam. Tente intercalar textos e imagens para que o email fique leve, bonito e pessoal.

 

Aumente sua lista

 

Facilite para que seu cliente entre em sua lista. Aqui no site, por exemplo, lá no topo, você encontra uma caixa para cadastrar o e-mail e receber minhas atualizações.

 

No final do artigo também você tem a oportunidade de se cadastrar em minha lista. Facilite para o seu cliente, deixe bem claro o benefício que ele terá ao entrar em sua lista e dê uma razão para que ele faça isso.

 

Planeje seu conteúdo

 

Faça com que seus assinantes esperem ansiosos pelos próximos emails.

 

Crie valor com seus emails, ofereça algo que o cliente se sinta honrado em receber. Se o seu assinante sair da sua lista, você terá a mesma dificuldade de reativar um cliente e será um desafio ainda maior do que conquistar novos assinantes.

 

Verifique os resultados

 

Qual é seu objetivo? Aumentar sua lista? Conseguir realizar vendas por Email Marketing? É fazer com que as pessoas abram seus emails?

 

Com o objetivo definido fica fácil verificar seus resultados. Defina seus objetivos gerais e específicos e verifique os resultados, só assim você poderá melhorá-los.

 

SEMPRE faça testes!

 

Testar é fundamental para o crescimento e aperfeiçoamento das suas campanhas. Testar é o melhor caminho para você encontrar um erro e consertá-lo rapidamente.

 

Nunca se dê por satisfeito. O Email Marketing está evoluindo. Teste e veja o que funciona melhor para o seu público. A única forma de saber o que realmente funciona para eles é testando.

 

Letras MAIÚSCULAS, minúsculas, imagens, linhas de assunto, faça como se estivesse em um laboratório e quando encontrar uma fórmula que funcione, continue tentando melhorá-la.

 

Uma outra dica, é se você recebe diariamente diversos emails de propaganda e promoções, tem uma forma de se descadastrar de uma só vez de todas essas listas. Utilize a ferramenta Unroll.me para se descadastrar de newsletters indesejadas.

 


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Forte abraço e até a próxima!

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