Está sem ideias para criar seu próximo cronograma de conteúdo? Neste artigo reuni 50 ideias de conteúdos para montar sua estratégia de marketing ou redes sociais.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia imprescindível para o sucesso do seu negócio, independente do segmento que atue.

Muitos empresários e profissionais tem dificuldades em criar, seja para as redes sociais ou para a própria estratégia de Inbound Marketing.

Por isso trouxe ideias de conteúdos que se adaptam a praticamente qualquer estratégia.

Se você quer pegar algumas referências para rechear ainda mais seu planejamento, tenho certeza que essas ideias serão úteis para você.

Os assuntos estão separados em categorias por uma questão de organização, estão divididos em:

  • Nutrição de leads ou seguidores
  • Gerar envolvimento com os clientes
  • Atualizações e novidades sobre a empresa/produto
  • Ideias para comércio eletrônico / vendas online
  • Ideias de temas gerais

Ideias de conteúdos para Nutrição de Leads ou seguidores

1- Dê dicas do que NÃO FAZER

Por exemplo: principais erros que você comete quando: (faz regime, ou quando vai comprar um carro, e por aí vai). Esse tipo de conteúdo funciona muito bem.

2- Compartilhe tendências

Faça uma pesquisa no seu setor e identifique o que é tendência e crie uma explicação sua sobre isso. Os seguidores gostam de estarem atualizados e saber sua opinião sobre o futuro.

3- Ofereça um relatório ou ebook gratuito

Você pode criar um guia sobre determinado assunto, uma planilha editável, um checklist sobre determinado tema. Além de agregar valor, isso pode se tornar uma isca digital.

4- Entreviste um especialista do setor

As pessoas adoram ouvir histórias de sucesso e saber como as pessoas chegaram em determinado patamar.

5- Infográficos

Também são excelentes para compartilhar informações de valor. Por exemplo: “quais os produtos mais vendidos na internet”, confira neste infográfico.

6- Divulgue as datas da sua agenda

Se sua empresa faz treinamentos, participa de eventos, podcasts… compartilhe isso com seus seguidores e clientes. Eles se sentem próximos a você e isso também pode aumentar o número de participantes em seus eventos.

7- Faça previsões para seu setor.

Compartilhe tendências do seu segmento e tente trazer algumas previsões, compartilhe um pouco sua opinião sobre determinado tema, o que pode bombar ou não no seu segmento.

8- Quebre mitos

Com certeza existem muitos mitos no seu setor. Faça uma lista deles e desmistifique-os para seus seguidores.

9- Faça reviews de livros

Com certeza existem livros excelentes sobre o seu segmento. Porque não indicá-los para seus seguidores, ou então até mesmo fazer um resumo sobre eles.

10- Faça um resumo mensal ou trimestral com o melhor da empresa

Selecione seus melhores conteúdos, artigos, vídeos, materiais ricos e faça um guia, um resumo geral. Isso facilita o acesso para seus seguidores.


Veja como criar uma Pauta de Conteúdo para as Redes Sociais.

 

Ideias para envolvimento com os clientes

11- Entreviste um cliente

Além de mostrar que seu cliente tem muito valor, ele estará compartilhando a experiência que teve com seu produto ou serviço.

12- Faça uma pesquisa com os clientes

Toda empresa já deveria fazer pesquisas com os clientes. Mas porque não fazer algo específico? Depois você pode compartilhar os resultados desta pesquisa nas redes sociais ou na newsletter da empresa.

13- Crie concursos

Você pode criar competições da melhor foto, desafios de vídeos. Isso é excelente para aumentar o engajamento em torno da marca.

14- Peça para que os clientes compartilhem fotos usando seu produto ou serviço

Você pode oferecer um repost nas suas redes sociais ou então reunir todas as publicações realizadas e criar um boletim informativo.

15- Peça para que seus clientes avaliem seus produtos

Seja no seu site, nas redes sociais ou no Google Meu Negócio. Quando você pede a avaliação, além de ter uma opinião sincera, você pode ter uma visibilidade maior nessas plataformas.

16- De feliz aniversário para seus clientes

Muitas empresas sequer enviam um email ou uma mensagem parabenizando o aniversário. Existe uma grande oportunidade aqui, porque o aniversário é o dia mais importante das pessoas. ? Porque sua empresa não vai lembrar desta data, não é!?


Atualizações sobre a empresa ou sobre o negócio

17- Compartilhe lições de um evento do qual participou

Sabe aquele evento ou palestra que você participa? Que tal fazer um apanhado das informações mais legais e dos aprendizados que você tirou deste evento.

18- Compartilhe as ferramentas que você usa

Crie um top 5, ou então as principais ferramentas para “realizar determinada tarefa”. O público adora listas e principalmente de algo que pode ser a nova ferramenta dele.

19- Conte algo que foi uma surpresa para seu negócio

Uma conquista inesperada, uma multa, um acontecimento totalmente inesperado é bem legal de se compartilhar

20- Informe seu público sobre suas parcerias de negócios

Se tiver algum acordo ou parceria com alguma ferramenta ou empresa, mostre os benefícios que isso trás para o cliente.

21- Dê uma prévia do seu novo produto ou serviço

Quem não gosta de ficar sabendo antecipadamente de uma novidade? Faça com que seus clientes ou seguidores se sintam especiais compartilhando a informação primeiramente com eles.

22- Compartilhe o maior desafio que sua empresa enfrentou no passado

Explique um pouco sobre a situação e como sua empresa enfrentou. Seu público pode tirar vários aprendizados disto.

23- Notícias e Mídia

Sua empresa saiu em alguma notícia ou em algum site? Envie agora para seus seguidores.


Agora separei algumas ideias de conteúdos focadas para comércio eletrônico. Podem funcionar muito bem para você que vende online ou para quem está montando o cronograma de algum cliente.

Ideias para comércio eletrônico

24- Faça uma lista dos produtos mais populares

25- Compartilhe os produtos mais úteis que os clientes ainda não conhecem

26- Link direto para depoimento de produtos

Crie um link que vá direto para a página de depoimento dos produtos e peça para que os clientes avaliem. Pode ser dentro do próprio site, no Facebook ou no Google Meu Negócio.

27- Ofertas especiais e cupons de desconto

Se tem alguma promoção que está vigente, divulgue. Faça e-mails, posts e mensagens promocionais para aumentar as vendas e atrair clientes.

28- Crie edições limitadas

As pessoas adoram produtos limitados e/ou recursos exclusivos.

29- Compartilhe um vídeo sobre o produto

Seja um tutorial de como usar, um vídeo review ou até mesmo uma apresentação simples sobre o produto.

30- Faça um guia com perguntas frequentes

Esse tipo de conteúdo é excelente para que os clientes possam sanar todas as dúvidas sobre os produtos ou sobre o negócio

31- Unboxing

Peça para que seus clientes façam vídeos abrindo os produtos. Assim você pode compartilhar nas redes sociais e até mesmo no site.


Ideias de temas Gerais

Neste tópico, separei algumas ideias de conteúdos sobre temas gerais que se encaixam em diversos segmentos. Confira abaixo:

32- Crie um link misterioso

Peça para que os seguidores clique em um link misterioso. As pessoas gostam de um pouco de suspense.

33- Desenvolva tutoriais

Seja de como usar o seu produto, serviço, ou até mesmo de como comprar seu produto, seja online ou offline.

34- Crie artigos de “Como fazer”

Postagens no estilo DIY, receitas rápidas, tutoriais, são excelentes para atrair a atenção de um público novo.

35- Datas comemorativas

Fique ligado em todas as datas comemorativas próximas. Podem ser excelentes oportunidades de criação de conteúdo e vendas.

36- Abra o leque

Não crie conteúdo somente sobre seu produto principal.

Se você vende malas, não limite o conteúdo somente a mala. Crie conteúdos sobre viagens, destinos de férias, cuidados com o produto, dicas de viagem, entre outros.

37- Faça uma lista com seus melhores posts ou artigos.

Explique porque esses conteúdos tiveram sucesso.

38- Reutilize uma postagem antiga

Dê uma navegada em um conteúdo mais antigo. Provavelmente você verá que é necessário fazer uma atualização nele e você irá tirar algumas novas ideias de conteúdos deste mesmo material.

39- Compartilhe o que você tem lido

Inclua os livros, blogs, sites que você ou seus colaboradores visualizam. Assim você mostra para o público quais os conteúdos e as referências que estão por trás do seu negócio.

40- Faça transmissões ao vivo

Os vídeos estão cada vez mais fortes. Atualmente é extremamente fácil fazer lives e atingir centenas de pessoas. Utilize esse recurso para fazer lançamentos, Livecommerce e outros.

41- Uma dose de bom humor

A utilização de gifs e memes (com uma dose de sabedoria), pode ter um lugar especial na estratégia. Por mais que sua empresa tenha um perfil bem empresarial, vale levar em consideração que a internet é um ambiente descontraído.

42- Interação com outras marcas

Seja seu concorrente ou parceiro, a interação entre marcas pode ser uma boa oportunidade para inovar e atrair a atenção do público.

43- Responda críticas

Não pense que só elogios e avaliações positivas sua empresa irá receber. Aproveite as críticas para reagir da melhor maneira possível, esclarecendo dúvidas, mostrando outra visão e se importando com as necessidades dos clientes.

44- Solicite uma legenda

Compartilhe uma foto inusitada e que gere interesse para as pessoas comentarem. Essa é uma estratégia muito legal para gerar engajamento.

45- Qual seu favorito?

Convide os fãs, clientes e seguidores para escolher um favorito. Pode ser de qualquer assunto, seja alimentação, filme, produto, etc.

46- Crie uma série

Seja diária, semanal ou mensal, é uma forma de criar um conteúdo específico e manter certa frequência com seus seguidores.

Se o tema for relevante, muitos deles podem até ficar ansiosos pelos próximos conteúdos da série.

47- Peça para os seguidores marcarem um amigo

Uma maneira interessante de conseguir mais visualizações e até mesmo seguidores, é criar posts bem estruturados solicitando para que seus seguidores marque um amigo.

48- Responda todos os seus seguidores (pelo menos tente)

Conforme seus canais de comunicação vão crescendo, fica mais complicado responder todas as pessoas que comentam ou entram em contato com você.

Mas em épocas que o atendimento social ao cliente importa e muito, tente ao máximo não ignorar seus seguidores.

49- Compartilhe outras redes sociais

Uma estratégia muito interessante para levar seguidores de uma rede social para outra, é a chamada transmídia. Basicamente você usa a rede social com mais seguidores para atrair seguidores para outra, oferecendo conteúdos exclusivos caso o usuário vá até a outra rede social e entre em contato.

50- Poste publicamente um elogio que tenha recebido

Caso receba uma avaliação positiva no Google Meu Negócio, Facebook ou até mesmo um comentário legal no Youtube, compartilhe isso com seus seguidores e clientes. Isso transmite muita credibilidade sobre seu produto ou serviço.


Recado final

Lembre-se sempre de perguntar se essas ideias de conteúdos fazem sentido para seu público alvo.

Se um conteúdo é legal mas não tem relação nenhuma com seu público ou com o objetivo final da sua empresa, talvez seja melhor não criá-lo.

Espero que tenha gostado destas 50 ideias de conteúdos, qualquer dúvida, sugestão ou se quiser acrescentar mais ideias, é só deixar um comentário.

Grande abraço e até o próximo artigo!


    2 replies to "50 ideias de conteúdos para sua estratégia de Marketing Digital ou Redes Sociais."

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