Seja sincero e responda: você sabe como vender pelo Instagram?

O Instagram é a quarta rede social mais utilizada no mundo. Oferece um potencial de visualização e propagação de conteúdo gigantesco.

Utilizando as técnicas e estratégias certas, você pode alavancar as vendas do seu negócio, seja ele e-commerce, loja física ou prestação de serviços.

O Instagram é uma plataforma extremamente popular e sua trajetória de crescimento não mostra sinais de estagnação.

Ainda mais com o aumento da visualização de vídeos curtos e com o lançamento do Reels para fazer parte desta tendência, ainda é uma rede social poderosa.

Pensando nisso, trouxemos abaixo algumas dicas e estratégias para seu negócio começar a vender pelo Instagram com investimentos baixíssimos ou até mesmo nenhum gasto.

1- Crie um perfil comercial

Conta do Instagram Business

Essa dica pode parecer simples, mas um grande número de empresários começam a vender no Instagram sem dar esse primeiro passo.

Converter seu perfil pessoal do Instagram em um perfil de comercial, ou até mesmo criar um do zero, lhe dá acesso a uma série de opções de vendas e relatórios indispensáveis.

Alguns destaques dos recursos disponíveis na conta comercial do Instagram:

Instagram Insights

Por meio do Instagram Insights você tem uma série de informações sobre seus seguidores.

Não faltam dados úteis e quando você utiliza o perfil de negócios, tem acesso a esses dados diretamente pelo seu aplicativo.

Na guia “Contas Alcançadas”, você encontrará métricas de onde o público atingido está:

  • Principais cidades atingidas
  • Porcentagem entre seguidor e não seguidor
  • Publicações ou Stories atingiram mais pessoas
  • Publicações mais relevantes
  • Stories mais relevantes
contas alcançadas instagram insights contas alcançadas como vender pelo instagram

Na guia “Total de Seguidores”, você tem informações gerais sobre o público que segue a conta.

  • Principais cidades que você possui seguidores
  • Faixa etária
  • Gênero
  • Períodos mais ativos
como ver o total de seguidores instagram faixa etária público no instagram sexo e hora de atividade - seguidores do Instagram

Botão CTA

Isso aparece na parte superior do seu perfil, abaixo da sua biografia e dá às pessoas a opção de ligar, enviar e-mail ou obter instruções sobre como chegar à sua empresa.

Este, na minha opinião, é um dos melhores recursos que você tem acesso pelo Instagram Business e que ajudam a vender mais pelo Instagram.

como editar o botão cta do Instagram

Links de story

Como você deve saber, o Instagram não permite que os usuários façam links nas postagens.

Só é possível inserir link na bio e inserir links nos stories.

Assim você tem a oportunidade de direcionar seu público para vários produtos e páginas de destino em seu site.

Os stories têm ótimo alcance e estão constantemente se tornando uma força, então essa é uma grande vantagem.

2- Impulsione suas campanhas orgânicas com pesquisa de hashtag

Utilize hashtags no Instagram para vender

É possível divulgar seu produto no Instagram sem precisar pagar por isso.

Muitas pessoas negligenciam o poder que as hashtags proporcionam.

Quando você coloca uma hashtag e uma publicação, você praticamente diz ao Instagram que aquela publicação faz parte de uma categoria.

Se o conteúdo que você postar com determinada hashtag for relevante para seus seguidores e também para demais pessoas que utilizam a rede social, as chances do algoritmo indicar seu conteúdo para mais pessoas e de graça, são grandes.

E quando você utiliza o Instagram Business, é possível ver, post por post, quantas impressões vêm por meio de hashtags e quantas das contas que você alcançou não estavam seguindo você quando viram sua postagem.

Quando começar a analisar esses dados, é possível ter vários insights para otimizar ainda mais sua estratégia de publicações.

E você também pode fazer uma pesquisa de hashtag, é um processo bastante simples.

Basta ir até à aba Pesquisar > Tags, então pesquise os termos relacionados ao seu nicho. Assim você verá então quantas postagens usaram essa hashtag.

Ao usar determinada hashtag em sua postagem, você a adiciona à fila de Descoberta e o Instagram pode recomendar em posições bem altas, caso o conteúdo seja relevante.

Veja abaixo como fazer uma pesquisa de hashtag mais aprofundada.

3- Utilize o Instsagram Shopping

como vender pelo instagram shopping

Este é um recurso que permite que você crie uma loja virtual no Instagram.

É de fato um ecommerce, onde é possível cadastrar produtos, inserir preços, entre outras opções.

Inclusive, quando se tem um produto cadastrado no Instagram Shopping, é possível marcar esse produto em uma foto.

Esse recurso nos trás infinitas possibilidades, pois você pode fazer uma campanha de divulgação de fotos e marcar nelas os produtos específicos que está vendendo.

Para começar a usar o Instagram Shopping é necessário conectar sua conta do Instagram ao catálogo de produtos do Facebook.

É um procedimento simples e que vou deixar mais informações aqui.

4- Comece a exibir anúncios

Outra coisa que ouço muito: tenho um orçamento muito pequeno e quero aproveitá-lo ao máximo.

Muitos proprietários de empresas pensam que ter um orçamento pequeno os impede de exibir anúncios no Instagram, e isso não poderia estar mais longe da verdade.

Se você executar com eficácia, poderá conseguir bons resultados executando campanhas pagas no Instagram.

5- Utilize Story e Reels regularmente

Com mais de 500 milhões de usuários diários, o Instagram Stories está entre um dos recursos mais usados da rede social.

Além de ser  ótimo para expandir seus negócios, também é excelente para manter o envolvimento com seus seguidores.

Algumas dicas para usar a ferramenta incluem:

  • Capture imagens dos produtos
  • Promover ofertas especiais
  • Mostrar novos produtos
  • Mostre bastidores da sua empresa

Depois de uma atualização recente, todas as pessoas podem inserir link nos stories, um recurso incrível para vincular um produto ou alguma informação externa a seus stories.

É uma tendência que pode aumentar bastante o tráfego no seu site.

Mas lembre-se de que o Instagram é um aplicativo móvel, então se for compartilhar o link do seu site, certifique-se de que ele seja 100% compatível com dispositivos móveis.

Seguindo essas informações, você pode começar a vender pelo Instagram de uma maneira muito prática e descomplicada.

Comece agora a expandir seus negócios no Instagram.

Abaixo você pode conferir um vídeo completo de como configurar sua loja no Instagram.


Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Eu vou ficando por aqui, um grande abraço e até o próximo artigo.


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