Automação de Marketing para o Setor Moveleiro – Como fazer?

Se você trabalha na indústria moveleira e está procurando uma forma de atrair lojistas através do Marketing Digital, você está no lugar certo.

 

Para a indústria, não é uma tarefa fácil de atrair lojistas. Trata-se de um mercado competitivo e para que sua empresa apareça, é necessário investir em revistas, feiras do segmento, entre outras ações.

 

Principalmente em um momento como o atual, muitas empresas estão com uma pequena carteira de clientes, precisando atrair novos lojistas.

 

Sem contar que para divulgar a empresa em veículos do setor, é extremamente custoso.

 

Levamos em conta que para fazer um anúncio de (01) uma página em uma revista do segmento é necessário desembolsar por volta de R$ 3.000,00.

 

Por isso escolhemos o Marketing Digital para atrair novos clientes.

 

Então, neste artigo vou compartilhar com você uma estratégia de Automação de Marketing para o Setor Moveleiro.

 

Através deste artigo você conseguirá criar um sistema para atrair lojistas automaticamente com uma verba consideravelmente baixa comparada com outros meios de divulgação do setor.

 

Achou interessante, continue lendo o artigo para saber mais sobre:

  • Como criar uma máquina de atrair lojistas de forma automática
  • Como encontrar lojistas independentes da região
  • O que fazer com o contato do lojista capturado
  • Mensurar todo o investimento e o retorno da campanha
  • Como mostrar resultados para a diretoria

 


Automação de Marketing para o Setor Moveleiro – A Máquina de atrair lojistas

 

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Se você me segue aqui pelo site ou pelas redes sociais, já sabe que trabalhei durante alguns anos no departamento de Marketing de duas grandes empresas do setor moveleiro.

 

Durante esses anos focado no segmento moveleiro, testamos, aprendemos e erramos muito com diversas estratégias de Marketing e Marketing Digital.

 

Inclusive, uma estratégia que eu estava desenvolvendo antes de abrir minha empresa e trabalhar exclusivamente com Marketing Digital, era esta estratégia para atrair lojistas através da internet.

 

O segmento moveleiro tem uma particularidade, quem realmente compra da indústria moveleira não é o consumidor final e sim o lojista.

 

É claro que posteriormente, o consumidor final irá até uma loja e possivelmente irá comprar o produto da indústria. Mas o decisor, o comprador é o lojista.

 


A grande dificuldade em atrair lojistas

 

a dificuldade em como atrair lojistas

 

Existe uma grande dificuldade para que as indústrias consigam atrair e se comunicar com lojistas.

 

Principalmente através do Marketing tradicional, pois não conseguimos ter métricas em praticamente nada.

 

É por isso que estou escrevendo este artigo para compartilhar com você uma estratégia de Automação de Marketing para o Setor Moveleiro.

 


Como atrair lojistas através da Automação de Marketing

 

Esta estratégia de Automação de Marketing para o Setor Moveleiro que irei compartilhar, não é nada complexa.

 

Na verdade é uma estratégia muito simples que qualquer pessoa que tenha um conhecimento básico em internet pode aplicar.

 

Estou compartilhando esta estratégia, pois agora meu objetivo é levar informações sobre Marketing Digital para amigos e parceiros, pois ainda tenho diversos amigos que atuam no setor moveleiro.

 

Continuando…

 

Como vai funcionar a campanha?

 

Inicialmente é fundamental que seja definido os objetivos da campanha.

 

Por exemplo: atrair 200 lojistas no estado de São Paulo no período de 30 dias, com um investimento de R$ 480,00 e desse lojistas converter 2% em clientes.

 

Certamente este é um exemplo fictício, mas é extremamente necessário que seu objetivo esteja alinhado com seu investimento, ok?

 

Resumidamente a campanha funcionará da seguinte forma:

  1. Atrair lojistas (através de anúncios);
  2. Apresentar a empresa/produtos; (através de uma página na web/Landing Page);
  3. Coletar informações do Lojista;
  4. Fazer o contato com o Lojista.

 

Simples não é?

 

Fique tranquilo que abaixo irei explicar detalhadamente como isso funciona na prática.

 

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Ao invés de seguir a ordem conforme citei acima (1- Atrair Lojistas, 2- Apresentar a Empresa, 3- Coletar Dados, 4- Fazer o contato), precisaremos começar pelo item 2, pois não conseguimos atrair lojistas sem antes ter a apresentação da empresa pronta.

 


1- Apresentando a empresa (Criação da Landing Page)

 

Apresentar a empresa é um ponto muito importante!

 

Precisamos mostrar a este lojista quem é a empresa, quantos anos de experiência no mercado, produtos com que você trabalha, entre outras informações.

 

Mas Darlan, eu poderia enviar esse lojista para a página inicial do meu site?

 

A resposta é não! Provavelmente na página inicial do site da sua empresa existem banners, diversos menus, notícias, entre outras informações.

 

Tem muita informação brigando pela atenção dele. E quando uma pessoa tem muitas opções acaba não escolhendo nada.

 

A função da Landing Page é ser uma página clean, direta, objetiva e capturar os dados desse lojista.

 

Algo parecido com a página abaixo:

 

landing-page-automacao-de-marketing-para-o-setor-moveleiro

 

Aí você me pergunta? Eu vou ter que contratar um programador e um designer para fazer essa página?

 

Não, pelo contrário, você mesmo vai montar essa página rapidamente.

 

Se você reparou, lá embaixo da página tem um campo para o cliente preencher as informações dele, que pode ser “nome”, “telefone”, “e-mail”, “cnpj”, etc.

 

As informações podem ser definidas de acordo com o objetivo da campanha.

 

Razoável, não é?

 

Para criar esta landing Page, você precisa utilizar uma ferramenta de criação de páginas.

 

Eu lhe indico a ferramenta do LeadLovers, uma ferramenta completa para criação de páginas e automação de Marketing.

 

Através desta ferramenta, você (sem conhecimento algum em desenvolvimento de site) consegue criar uma página de apresentação da sua empresa.

 

Clique no link para saber mais sobre a ferramenta.

 


2- Atraindo lojistas

 

Existem diversas formas de atrair lojistas através da internet. Poderia ser feito através de anúncios via Facebook e também anúncios no Google, através do Google Adwords, os famosos links patrocinados.

 

É algo extremamente fácil de fazer e como não vi ainda nenhuma indústria moveleira fazer, o investimento é baixo, pois não existe concorrência (ainda).

 

Atrair lojistas através do Facebook

 

Para você anunciar no Facebook, recomendo que veja este artigo.

 

Criar o anúncio é extremamente simples e intuitivo, não existe muito segredo nessa etapa.

 

O grande segredo está na segmentação do público. Mas por que?

 

Se você errar na hora de segmentar o público, você poderá estar oferecendo shampoo para carecas, e não é isso que você e seu diretor quer.

 

Recomendo que você utilize uma ferramenta própria do Facebook para fazer a segmentação dos lojistas. A ferramenta se chama Facebook Audience Insights.

 

Através dela você consegue segmentar o público que você quer atingir, seja por cidade, faixa etária, páginas curtidas, interesses, entre diversas outras segmentações.

 

Lembre-se de estudar bem o perfil dos lojistas que sua empresa trabalha. Quanto mais informações você tiver sobre este lojista, maior será a assertividade da sua campanha.

 

Se necessário, realize uma Pesquisa de Marketing para descobrir a fundo o perfil deste lojista.

 


3- Coletar Dados e fazer o contato

 

Coletar os dados do lojista a ferramenta de Landing Page fará automaticamente.

 

A última mas não menos importante etapa é a de fazer o contato com esse lojista.

 

Se a indústria possuir um departamento comercial, você deverá encaminhar esses dados ao responsável e acompanhar o contato.

 

É extremamente importante acompanhar esse contato e posteriormente os resultados que esses lojistas possam trazer para a indústria.

 

Somente assim, acompanhando de perto o contato, você poderá mostrar resultados, justificar e avaliar o investimento desta campanha.

 

É necessário mostrar a importância desse prospect para a equipe comercial.

 


Mensurando o resultado da campanha

 

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Fazer a mensuração da campanha é uma tarefa fácil mas um pouco trabalhosa.

 

Se você acompanhar a etapa anterior bem de perto, mensurar o resultado da campanha será bem simples.

 

Tenha uma planilha ou utilize uma ferramenta de CRM de vendas onde você consiga acompanhar a evolução deste prospect dentro do funil de vendas.

 

Assim ficará bem fácil mostrar os resultados para a diretoria.

 

 

 


Muito bem, esse é o conteúdo que queria compartilhar com você!

 

Espero que tenha gostado e se tiver qualquer dúvida em relação a estratégia, deixe seu comentário abaixo, será um prazer ajudá-lo.

 

Um abraço e até a próxima!

 

 

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