A otimização de sites é uma técnica conhecida mais ainda pouco utilizada principalmente por empresas. Esta pode ser uma grande oportunidade para atrair a atenção de possíveis clientes.

Mas o que você pode fazer para otimizar seu sitemelhorar o posicionamento nos mecanismos de pesquisa e atrair mais visitas? É o que você vai aprender neste artigo.

 

O que é e para que serve a otimização de sites?

Como eu já cite no artigo “Mais tráfego para o seu site – Otimize seu site com SEO

SEO é uma sigla em inglês que significa (Search Engine Optimization), Otimização para Mecanismos de Busca, onde utiliza-se um conjunto de estratégias de otimização para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos em sites de busca.

 

Como fazer otimização de sites

Existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a posição do site nos resultados dos buscadores e atrair mais visitas. Aqui abordaremos as estratégias que considero essenciais, estratégias fundamentais que bem executadas podem oferecer resultados surpreendentes.

Então mãos à obra!

 

Passo 1- Crie Títulos Personalizados

otimização de sites - Título da página
Título da página do site Submarino.com

Os títulos das páginas são os “nomes das páginas“. É a descrição que aparece na barra de títulos do navegador e também é a primeira linha do resultado de pesquisas dos buscadores.

otimização de sites - Título da página
Título da página do Submarino.com nos resultados do Google

O título da página é um fator muito importante na classificação de determinada página da Web. 99% dos especialistas em otimização de sites dizem que o título é o atributo mais importante para atingir um bom ranking nos buscadores.

Isso se deve porque o título é uma das primeiras tags que os buscadores irão verificar em suas páginas e também porque o título é a descrição do conteúdo de sua página (ou pelo menos deveria ser).

Dicas para criar seus títulos:

  • O título de cada página do site deve ser exclusivo e descritivo. Não crie o mesmo título para todas as suas páginas, isso poderá trazer resultados negativos em vez de positivos.
  • Tente deixar o título o mais claro possível, descrevendo o que o usuário vai encontrar quando acessar sua página.

Vamos usar um exemplo de uma página do Submarino.com que venda um armário de cozinha. Você poderia usar um título como esse: “Armário de Cozinha Golden 08 portas e 02 gavetas – Submarino.com”.

O nome da marca “Submarino.com” é ideal que venha sempre no final do título após as palavras chaves (neste caso “Armário de Cozinha Golden”). As palavras chaves inseridas no início do título trazem benefícios para a classificação da página.

 

Passo 2- Meta Description: Fisgue o interesse dos usuários

A tag meta Description é um “mini-resumo” sobre a página. Ela fica localizada logo abaixo do título, conforme imagem abaixo:

otimização de sites - meta description
Meta Description do site Submarino.com

Na realidade o conteúdo da Meta description não é um fator de rankeamento de uma página nos buscadores.

Mas então porque criar uma descrição para sua página?

O principal foco da Meta Description é:

  • Descrever o conteúdo da sua página com clareza e exatidão.
  • Fisgar o interesse do usuário e consequentemente atrair mais visitas.

Uma Meta Description chamativa e bem estruturada pode atrair a atenção do usuário fazendo com que ele clique e acesse sua página. Acessando a página, seu site vai se tornando mais relevante para os buscadores e isso faz com que sua página suba no ranking. Indiretamente a Mata description influencia sim no posicionamento do seu site.

Dicas para criar Meta Descriptions:

  • PALAVRAS CHAVES
    Utilizar palavras chaves na descrição faz com que o usuário lembre o que ele está buscando. As palavras que ele digitou no campo de busca aparecerão em negrito, reforçando visualmente a busca.
  • CRIATIVIDADE
    Uma boa descrição é aquela que aguce a curiosidade do usuário e faça com que ele leia e acesse sua página. Seja sempre criativo e chamativo.
  • NÃO ABUSE
    Muitas palavras chaves na descrição pode fazer com que os buscadores ocultem sua descrição. Seja cauteloso.
  • SEJA EXCLUSIVO
    O ideal é que cada página do seu site tenha uma descrição exclusiva. Várias páginas diferentes com a mesma descrição é um fator negativo de rankeamento.
  • NÃO SEJA EXTENSO
    O tamanho máximo sugerido é de 156 caracteres. Acima disso sua frase aparecerá com reticências, podendo deixar sua chamada incompleta.

 

Passo 3 – Crie Conteúdos Memoráveis

otimização de sites - conteúdos memoráveis

Qual dos hambúrgueres acima você compraria? O da esquerda que está com uma aparência memorável ou o da direita que está com uma aparência “muchibenta”?

Uma frase do Ben Franklin que eu adoro e se encaixa perfeitamente no contexto do SEO é:

“Ou escreva algo que valha a pena ler, ou faça algo acerca do qual valha a pena escrever!”

A qualidade do conteúdo é extremamente importante para que seu site seja bem posicionado nos buscadores. Assim como o visual dos hambúrgueres nas propagandas influencia muito na sua decisão de compra.

Não adiantará nada você fazer títulos matadores e descrições perfeitas se o seu conteúdo for ruim, contiver erros de digitação, for visualmente feio.

Se a página do seu produto tem muitos erros de digitação e/ou gramática, o mecanismo entende que você dedicou pouco tempo e atenção para gerar esse conteúdo, com isso sua página vai cair no ranking dos buscadores.

Conteúdos de qualidade ajudam a estabelecer seu site como um dos especialistas naquele assunto. Quando você produz um conteúdo de alta qualidade, você obtém confiança de determinada comunidade de usuários e aumentam as suas chances de obtenção de links.

Para que serve a obtenção de Links e como isso influencia na minha posição nos buscadores? 

Em termos mais simples, cada link para sua página por exemplo, é contado como um voto e quantos mais votos você tiver maior será seu posicionamento.

Com a criação desse tipo de conteúdo você facilmente irá atrair mais links, conquistará confiança de comunidades e consequentemente poderá atingir posições mais altas nos buscadores.

Dicas para criar conteúdos memoráveis:

  • DESIGN
    Seu conteúdo utiliza fontes agradáveis e legíveis, possui combinação de cores agradáveis, imagens chamativas?
  • TAMANHO DO CONTEÚDO
    Quantas palavras possui seu conteúdo? Um estudo realizado pelo Quick Sprout comprova que a maioria dos conteúdos que estão na primeira página do Google tem mais de 2.000 palavras.
  • UTILIZAÇÃO DE IMAGENS
    Quantas imagens você utiliza no seu conteúdo? São imagens atrativas ou que não tem relação nenhuma com seu conteúdo?
  • FONTES
    Nunca copie conteúdos que você encontrar pela Internet. Se você precisar de referências ou informações sobre determinado assunto, pesquise em diversos sites, anote pontos importantes e faça o seu próprio conteúdo levando em consideração os pontos que você pesquisou.

 

Passo 4 – URL’s Amigáveis

otimização de sites - url amigáveis

Você já deve ter imaginado a diferença entre as URL´s amigáveis e as não amigáveis.

Veja um exemplo de URL não amigável:

 http://www.darlanevandro.com.br/?p=123

Agora veja um exemplo de uma URL amigável:

 http://www.darlanevandro.com.br/inbound-marketing

A URL não amigável, não oferece nenhuma pista do que o usuário irá encontrar na página, assim como os buscadores não conseguem imaginar qual é o conteúdo da página através da URL.

Agora a URL amigável já sugere que na página do meu site, o usuário encontrará informações ou um artigo sobre Inbound Marketing.

CUIDADO: Não utilize URLs muito longas, pois mecanismos de busca podem interpretar sua URL como spam. Por exemplo: (desenvolvimento-de-sites-em-arapongas-parana.html). Esse excesso de hífens pode ser considerado um sinal de spam.

Dicas para ter URL´s Amigáveis:

  • DESCREVA SEU CONTEÚDO
    Ter URLs óbvias é uma ótima opção. Se o usuário olhar a barra de endereços e adivinhar com precisão do que se trata o conteúdo da página sem mesmo antes ter chegado lá, missão cumprida.
  • CRIE URL´s CURTAS
    Quanto menor sua URL, mais fácil é de copiar e colar, ler ao telefone, escrever em um cartão de visitas, lembrar-se de cabeça, etc.
  • UTILIZE PALAVRAS CHAVES
    Palavras chaves nas URLs são elementos fundamentais para ajudar na sua estratégia de SEO. Faça com que essas palavras se casem com o Título, a Meta Description e o conteúdo da página.

 

Passo 5 – Divulgue seu conteúdo – O segredo para atrair mais visitas

otimização de sites - divulgação

Todas as etapas citadas até aqui (Criação de Títulos, Meta Description, Conteúdos Memoráveis, URL´s Amigáveis) são apenas partes do processo de divulgação do seu site.

Muitas pessoas morrem na praia neste 5º passo ou por ter divulgado mal ou por não se preocupar com a divulgação.

Divulgar não quer dizer sair postando o link do seu site ou da página do seu produto em todos os grupos do Facebook, ou pior ainda, enviando por mensagem privada pelo Facebook. Tenha muita cautela neste passo.

Dicas para você divulgar seu conteúdo sem ser “chato”.

  • Use as técnicas descritas no passo 1 (criação de títulos) para criar um título que desperte a atenção das pessoas, mostre como o seu produto ou sua página pode ajudar ou solucionar um problema.
  • Comece divulgando pela rede social que você mais tem autoridade. Se é o Instagram, crie uma imagem personalizada nas dimensões específicas, utilize hashtags específicas e publique seu link. Posteriormente divulgue nas outras redes sociais durante o dia.
  • Utilize sua presença nas redes sociais de forma sensata. Publique para seus contatos através da sua página no Facebook, no Linkedin, Google Plus e Twitter.
    Você pode utilizar uma informação valiosíssima fornecida pela Hubspot, dos melhores horários para fazer publicações nas redes sociais.
  • Peça comentários sobre o que você acabou de publicar. Você pode se surpreender com as respostas. Não fique com receio de receber críticas, pois são elas que fazem com que você aprimore tudo em sua vida, inclusive seu produto ou sua página na web.

 

Passo 6 – BÔNUS: Teste a compatibilidade do seu website com dispositivos móveis

Otimização de Sites - compatibilidade com dispositivos móveis

Após as últimas atualizações nos algorítimos do Google, ter um site preparado para os dispositivos móveis é fundamental.

Se seu site não for responsivo (adaptável para qualquer dispositivo, tablet, smartphone, desktop) a posição do seu site no ranking do Google pode estar comprometida.

Porque o Google está fazendo essas mudanças?

Pois há um crescimento exponencial do uso de tablets e smartphones e o Google quer que seu usuário tenha a melhor experiência de busca possível.

Se um usuário portando um smartphone acessar o seu site (que ainda não está adaptado ao mobile) é muito provável que ele tenha uma péssima experiência de navegação e com isso não volte mais a acessar o seu site. Por isso que seu site estará caindo no ranking do Google.

E como saber se seu site está preparado para o Mobile?

O próprio Google oferece uma ferramenta gratuita de análise que se chama Mobile Friendly. Para fazer o teste é só inserir a URL que você quer fazer a análise e será feito um diagnóstico da sua página.

O diagnostico mostrará se sua página está compatível ou não com dispositivos móveis além de dar uma série de dicas e sugestões para você fazer ajustes no website se necessário.

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    4 replies to "5 simples passos para Otimizar seu Site e Atrair Mais Visitas (GRÁTIS)"

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