Roberto é um cantor de muito sucesso.

Durante anos figurou o TOP 10 das rádios com diversas de suas músicas.

Possui uma voz que seduz milhares de fãs e que lhe dá um título digno dos reis.

Mas aos seus 73 anos, foi convidado para fazer uma propaganda onde o produto principal não é muito o seu perfil.

Resultado: Friboi (uma empresa de processamento e produção de carnes) contrata Roberto Carlos (adepto ao vegetarianismo) para ser garoto propaganda, onde dá seu depoimento sobre qualidade de carnes.

Mas o que Roberto Carlos tem a ver com Estratégias de Marketing?

Na verdade, o Roberto nada, mas sim a empresa que o contratou. Como não se atentar ou se preocupar com um fato desses?

Infelizmente esse não é um caso específico ou isolado.

Quando falamos em Estratégias de Marketing, existem diversos casos em que o “tiro saiu pela culatra”.

Recentemente também vimos o caso da Cerveja Devassa, que tinha como conceito de sua campanha “Tenha sua primeira vez com uma Devassa” que digamos, foi “mal recebido pelo público”, e causou um alvoroço na rede.

E o que faz uma Estratégia de Marketing ser boa ou ruim?

Isso é o que vamos discutir neste artigo.

Estratégias de Marketing – Tudo o que você precisa saber para criar a sua.

Continue lendo para saber mais sobre:

  • O que é Marketing
  • Onde o Marketing se aplica
  • Como analisar o seu negócio e criar Estratégias de Marketing realmente efetivas.

Ao final, você terá outra visão sobre o seu mercado e saberá o que você precisa para criar estratégias de marketing.

O que é Marketing?

Estratégias de Marketing - O Que é Marketing?

Como você já viu na introdução, uma estratégia de marketing bem elaborada é essencial para que sua empresa não tenha prejuízos financeiros e de imagem.

Mas afinal, o que é Marketing?

Muitas pessoas sentam na frente do computador e dizem: “agora vou criar a estratégia de marketing do meu negócio”, sem antes mesmo de saber o que significa Marketing.

Tenho certeza que você tem conhecimento sobre os itens abaixo, mas muitas pessoas pensam que marketing é:

  • apenas vender
  • um “gasto” desnecessário
  • uma forma de divulgação
  • é propaganda

e mais uma infinidade de coisas que poderiam ser escritas aqui, mas esse não é o tema principal do artigo.

 

A palavra Marketing vem do inglês market, que significa “mercado”.

Originalmente, o conceito deste termo teria surgido a partir do latim mercatus, que era o nome do local destinado para a compra e venda de objetos.

Para chegarmos realmente a origem do nome, precisaríamos de alguns parágrafos para descrever toda a história da palavra, pois ela foi se originando de outras palavras e se popularizou realmente após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Para resumir trouxe algumas definições de autores renomados da área de Marketing.

Segundo Philip Kotler um dos maiores autores da atualidade, Marketing é:

“Suprir necessidade gerando lucro”

Ainda, com as palavras de Kotler, “… o Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais.”

Peter Drucker, um dos principais teóricos da administração, descreve o marketing da seguinte maneira:

“… o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho. De maneira ideal, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária, então, seria tornar o produto disponível.”

Poderosa esta definição, né?

E para finalizar, uma simples e objetiva frase de um dos maiores autores Brasileiros e especialista em Marketing Digital, Conrado Adolpho.

“Uma das principais funções do marketing é oferecer uma proposta de valor para o mercado-alvo…”

Teoricamente não são conceitos tão complexos.

Se marketing é a tradução de mercado, estratégia de marketing é uma estratégia que você irá adotar para atuar em determinado mercado.

E onde o marketing pode ser aplicado? Em qualquer tipo de negócio? Em qualquer situação?

É isso que vamos ver abaixo.

 

Onde se aplica o Marketing

Estratégias de Marketing - Onde o Marketing se aplica

O marketing pode ser aplicável em diversas áreas, e aqui veremos algumas categorias resumidamente.

Serviços

Conforme a economia dos países e das cidades evolui, cada vez mais suas atividades se concentram na prestação de serviços. A economia dos Estados Unidos, por exemplo, se constitui de 70% de serviços e de 30% de produtos.

Alguns exemplos de serviços são: empresas aéreas, hotéis, locadoras de automóveis, advogados, engenheiros, cabeleireiros, dentistas, médicos, consultores, web designers, entre muitos outros.

Alguns produtos combinam bens e serviços como é o caso de um restaurante que tem como produto o alimento e como serviço a cozinheira, o atendimento, etc.

Pessoas

Músicos, artistas, professores, palestrantes, médicos, entre muitos outros profissionais, buscam a ajuda de profissionais de marketing. Algumas pessoas se sobressaem em fazer seu marketing pessoal, como (em minha opinião), Bel Pesce.

Pense em pessoas como Luciano Huck, Rodrigo Faro, Dráuzio Varela, Silvio Santos, Neymar, etc. É normal pessoas como essas trabalharem seus nomes para que tenham força e dependendo da estratégia podendo até virar uma marca.

Organizações

Diversas organizações trabalham para construir uma imagem sólida, positiva e consistente na mente de seu público-alvo.

Nubank por exemplo, reflete a atenção da empresa aos detalhes em tudo que faz. Desde a solicitação, confirmação de dados e ativação do seu cartão de crédito que é todo feito on-line e em pouquíssimos passos, sem nenhuma burocracia.

A transparência e a facilidade de comunicação com o cliente é o que a empresa preza mesmo você ainda não sendo cliente.

Informações

A produção, embalagem e distribuição de informações formam grandes setores da economia.

Atualmente com o crescimento exponencialmente do marketing digital, por exemplo, info produtos ganharam um mercado imenso. Mas a informação não fica restrita somente a info produtos, livros, cds, etc. Informações são vendidas por médicos por exemplo.

O paciente não compra a consulta, mas sim o diagnóstico que o doutor irá passar sobre o seu quadro.

Experiências

Uma empresa pode sim vender experiências para o consumidor.

A Walt Disney World, por exemplo, oferece experiências dentro dos seus 11.106 hectares em parques temáticos, resorts, parques aquáticos e diversas outras atrações.

Grandes eventos oferecem a experiência de networks onde você pode encontrar diversas pessoas em um só lugar, entre outros exemplos.

 

É bem provável que você esteja inserido dentro de algumas dessas áreas descritas acima. O marketing pode ser aplicável, desde que com inteligência, a diversas áreas.

A grande dificuldade e onde a maioria dos erros acontece, é na hora de criar as estratégias de marketing.

E como podemos criar estratégias de marketing assertivas?

 

Como criar Estratégias de Marketing

Como criar estratégias de marketing

Inicialmente, para que você desenvolva a estratégia de marketing da sua empresa ou do seu negócio, é necessário que você tenha em mente quais são suas metas.

Mas que metas?

Metas são objetivos específicos no que se refere a proporção e prazo.

Por exemplo:
Você deseja ficar rico. Este é o objetivo.

Você deseja ficar rico, mas para isso precisa administrar melhor seu dinheiro, ter uma fonte extra de renda nos próximos cinco anos, etc.

Essas são as metas!

As estratégias que você irá desenvolver terá o objetivo de alcançar essas metas.

Com metas bem definidas para o seu negócio, agora é hora de começar a estudar o mercado para iniciar o processo da criação da estratégia, lembrando que a estratégia de marketing faz parte de um mundo maior que se chama Plano de Marketing.

É bem provável que você não consiga criar sua estratégia de marketing sem antes passar por alguns itens importantes, que são eles:

  • Quais os mercados alvos da sua empresa;
  • Demografia do mercado (fatores geográficos e demográficos);
  • Fatores comportamentais;
  • Análise das necessidades do mercado;
  • Tendências de mercado;
  • Crescimento do mercado;
  • Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
  • Concorrência;
  • Análise do seu produto.

Esses itens podem variar para mais ou para menos dependendo do seu mercado, mas a estrutura é essa.

Se você estiver se perguntando se realmente são necessários todos esses itens antes da criação da estratégia a resposta é sim!

Como você vai criar sua estratégia se você não souber onde seu cliente mora (informações geográficas) ou qual o sexo e idade do seu público (informações demográficas)?

Ou então se você não souber qual o ponto forte ou ponto fraco do seu produto, ou se há alguma oportunidade inexplorada no seu mercado (análise SWOT)?

A princípio, pode não ser tão fácil para que você encontre todas essas informações, mas é extremamente necessário que você se atente a esses itens para que crie uma estratégia de marketing assertiva.

Pesquise todos esses itens do seu mercado antes de iniciar sua estratégia. Caso você já tenha o levantamento dessas informações, prossiga para o restante do artigo.

 

Composição da Estratégia de Marketing

Composição Estratégia de Marketing

Uma estratégia de marketing bem elaborada, normalmente é composta por alguns itens, pois não podemos defini-la em apenas um parágrafo ou em algumas palavras.

A estratégia basicamente possui a seguinte estrutura:

  • Missão;
  • Objetivos de Marketing;
  • Objetivos Financeiros;
  • Mercados Alvo;
  • Posicionamento;
  • Estratégias;
  • Programa de Marketing;
  • Pesquisa de Marketing.

Para que fique mais clara essa estrutura, vamos falar de cada item resumidamente.

Missão

Como o próprio nome já diz, qual a missão da sua empresa? É oferecer aos clientes o melhor produto de suplementação já fabricado? É oferecer a melhor qualidade já vista no produto X?

Ou então, é servir da melhor forma possível os clientes dentro do estabelecimento?

Objetivos de Marketing

  • Redução nos custos de aquisição de cliente em X% por semestre
  • Alcançar um aumento de X% de penetração de mercado
  • Manter crescimento em cada trimestre no próximo ano (mesmo apesar da sazonalidade)

Esses são alguns exemplos que você pode dar aos objetivos de marketing.

Objetivos Financeiros

  • Alcançar uma taxa de crescimento em torno de 2 ou 3 dígitos nos próximos 2 anos
  • Aumentar a margem de lucro em x% por trimestre
  • Acrescer o orçamento de pesquisa e desenvolvimento para incentivar o desenvolvimento de novos produtos.

Mercados Alvo

A pesquisa de mercados-alvo do seu produto também é um investimento necessário que pode economizar muito dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação do seu mercado consumidor.

Conhecer o máximo possível das características do seu mercado-alvo é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado, por exemplo:

Vamos imaginar que a sua empresa possua um produto de emagrecimento. Encontrei uma pesquisa do Ministério da Saúde com algumas informações pertinentes sobre esse mercado, veja abaixo:

  • Em torno de 52,5% da população brasileira é considerada obesa (segundo pesquisa divulgada pelo ministério da saúde em 2015).
  • Os números também mostram que o excesso de peso é maior entre os homens 56,5% contra 49.1% das mulheres.
  • Os maiores índices de excesso de peso foram encontrados em pessoas com idade entre 45 e 64 anos.
  • O estudo também aponta que pessoas com menor grau de instrução, que varia de zero a oito anos de estudo, registraram o maior índice de excesso de peso (58,9%).
  • Do total dos entrevistados, 20% afirmaram ter diagnóstico médico de colesterol alto – entre as mulheres, o índice é de 22%, contra 17,6% dos homens.

Agora com essas informações (claro que de certa forma superficiais) você concorda que o público mais atraente para que você ofereça seu produto são homens acima de 45 anos, com baixo grau de instrução e que são propensos a colesterol alto?

Mas infelizmente não é tão simples assim. É necessário avaliar não somente informações de pesquisas na hora da criação da sua estratégia.

É importante que você analise o mercado, fatores externos, possibilidade de compra, etc.

Vamos supor que decidimos trabalhar com o público masculino com baixo grau de instrução.

Como iremos atingir esse público?

Que tipo de comunicação iremos utilizar para nos comunicar com homens que possuem baixo grau de instrução?

Utilizaremos uma linguagem culta ou coloquial?

Esse público utiliza a internet?

Lê revistas e/ou jornais?

Onde conseguimos encontrá-lo e nos comunicar com eles?

Às vezes pode ser muito difícil se comunicar com esse público e seu investimento em mídia poderá ser muito alto, o que talvez pode não ser compensador.

Lembrando que esse é só um exemplo utilizando informações superficiais, mas este é um caminho para que você encontre seus mercados-alvo.

Posicionamento

O Posicionamento é uma técnica na qual os mercadólogos tentam criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor em um determinado mercado.

Planejar o posicionamento do seu produto envolve levar em consideração questões como a concorrência e como seus produtos são vistos pelo mercado.

Quanto mais disputa existe no seu mercado, maior é a necessidade de posicionamento assertivo do seu produto.

Então, voltando ao exemplo do produto de emagrecimento, sua empresa se posicionará como líder em emagrecimento para homens. Esse posicionamento será alcançado pela alavancagem da sua vantagem competitiva: experiência no setor de emagrecimento masculino e compromisso em mudar a vida de homens obesos.

Estratégias

A estratégia para uma empresa que trabalhe com um produto de emagrecimento para homens, descritivamente poderia ser:

“Posicionar a empresa como líder em produtos de emagrecimento masculino, atendendo somente o mercado nacional.”

A estratégia de marketing buscará de início criar um conhecimento do cliente sobre o produto oferecido, e depois, desenvolver uma base de clientes, para possivelmente vender um próximo produto para esse mesmo cliente que queira manter o peso, que pode ser uma dieta pós-perda de peso.

A mensagem que a empresa pretende transmitir é que oferece os melhores produtos e obtém melhores resultados para o emagrecimento masculino.

Essa mensagem será comunicada por diversos meios, primeiro pelo próprio site da empresa, no qual os consumidores encontrarão diversas informações sobre emagrecimento e poderão fazer pedidos através do site.

O site deve transmitir a percepção de profissionalismo, mostrar casos de clientes que já emagreceram, então será investido um orçamento considerável para desenvolvimento do website e colhimento dos depoimentos.

Em segundo lugar, a empresa pretende veicular anúncios em revistas especializadas no setor de emagrecimento. “Existem diversas revistas no setor, destinadas a promover dicas de saúde, condicionamento físico, dietas, etc.”

(Relembrando que este é só um exemplo, pois logo acima vimos que homens com baixo grau de instrução podem não ter acesso a internet, a revistas sobre emagrecimento, e além do mais podem não se interessar em perda de peso).

Pesquisa de Marketing

A sua empresa (que produz o produto de emagrecimento), por estar localizada na região sul do Brasil, está no centro da região que possui o maior índice de excesso de peso entre adultos (56,8% da população é considerada acima do peso).

Para tirar melhor proveito disso, a empresa convida diversas pessoas que fazem parte do seu mercado alvo para fazer testes de produtos, o que proporciona um feedback valioso, que leva a diversos aprimoramentos no produto em si.

Esse item da pesquisa de marketing é onde você pesquisará informações sobre o mercado inicial que sua empresa poderá atuar, com citado no exemplo acima.

 

Se você obtiver todas essas informações, você terá muito embasamento sobre seu mercado e sobre seu produto e chegará ao programa de Marketing, que é onde você irá determinar o preço do seu produto, como ele será distribuído, como será feita a propaganda e promoção e como será realizado o atendimento ao cliente.

 

Concluindo: Como criar uma Estratégia de Marketing efetiva?

Uma Estratégia de Marketing bem estruturada ajudará naturalmente sua empresa a crescer, encontrar novos mercados, enxergar oportunidades e se diferenciar da concorrência.

Porém se você deseja crescer rápido, é preciso dominar com perfeição o assunto Marketing.

As dicas ao longo desse artigo resumem muito bem o que é necessário para que você consiga criar uma Estratégia de Marketing para o seu negócio.

Seguindo essas dicas, esses passos e essa estrutura, você pode sim criar estratégias de Marketing e se diferenciar do que empresas vêm fazendo nos dias atuais.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você.

Gostaria de ouvir sua opinião e sugestão nos comentários!

Forte abraço e até o próximo artigo

(Referências: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/04/excesso-de-peso-atinge-525-dos-brasileiros-segundo-pesquisa-vigitel.html http://www.abeso.org.br/atitude-saudavel/mapa-obesidade Administração de Marketing – Kotler Keller 14ª Edição.)


    3 replies to "Estratégias de Marketing – Tudo o que você precisa saber para criar sua própria estratégia."

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