O Marketing através das redes sociais vem crescendo muito, assim como a influência que as redes sociais causam na opinião do consumidor, afinal quem nunca procurou informações sobre determinado produto nas redes sociais?

Agora vamos admitir que é muito difícil levar consumidores das redes sociais direto para sua loja/estabelecimento. Mas atrair clientes utilizando a internet e as redes sociais pode ser a solução para manter a sua empresa no azul, pois pode ser uma opção rápida, eficiente e barata para você realizar.

Pois quem gosta de investir rios de dinheiro em propaganda e no final das contas não conseguir nenhum resultado? Talvez neste exato momento você esteja desanimado porque precisa encontrar uma nova solução para atrair clientes para o seu negócio.

Mas isso se deve ao fato de você ainda não conhecer as ferramentas ideais e o poder que elas podem oferecer para o seu negócio, para que você atraia clientes e aumente suas vendasReuni nesse artigo 6 simples passos para que você mesmo comece a implementar e aumente as vendas da sua loja ou do seu negócio utilizando as redes sociais.

Primeiro, antes dos 6 passos, você precisa saber qual rede social é mais efetiva para a sua empresa, ou seja, descobrir qual rede social seu público utiliza. Já publiquei aqui no site um artigo que fala sobre qual é a melhor rede social para divulgar sua empresa. Sugiro que você leia e veja todas as informações das diversas redes sociais para começar a seguir os passos descritos logo abaixo.

 

Passo 1:

Publique conteúdos de qualidade e que sejam pertinentes ao seu negócio

Conteúdos de Qualidade para redes sociais

É muito importante você dar “bom dia” nas redes sociais e publicar aquele ursinho fofo com uma frase motivacional de segunda-feira, mas até que ponto isso pode atrair clientes para seu estabelecimento? Você pode estar pensando “mas eu estou me relacionando com meu cliente”, e realmente você está, mas provavelmente com pouca efetividade.

Lembrando que estamos falando em atrair clientes e aumentar as vendas do seu estabelecimento.

O máximo que você estará conseguindo publicando esse tipo de conteúdo são alguns likes e se for uma imagem muito fofinha, alguns compartilhamentos. Se o conteúdo que você publicar não estiver relacionado ao seu negócio, você está literalmente perdendo tempo.

É importante que você conheça alguns exemplos de Inbound Marketing para que você entenda como você pode publicar conteúdos de qualidade e que estimulem seus consumidores a a visitar sua loja ou seu estabelecimento.

Dê amostras do seu produto ou da sua loja por meio de fotos e vídeos, reforçando com o texto que é um produto exclusivo, que pode ser adquirido através da loja, etc.

Aqui na cidade de Arapongas existe uma loja que faz muito bem esse trabalho e eu consegui uma entrevista exclusiva para mostrar pra vocês as estratégias e os resultados da ação.

A loja é a Alemão Sport Wear, localizada na Avenida Arapongas. A ação que a loja realiza é divulgar os produtos através de um grupo no Facebook.

Alemão Sport Wear Arapongas

O idealizador desse grupo onde são postadas as novidades da loja foi o Guilherme Siqueira.

Pode parecer algo simples (criar um grupo no Facebook e postar as novidades) mas veja abaixo que interessante as informações cedidas pelo Guilherme:

Guilherme, como surgiu a ideia de criar esse grupo e postar os conteúdos da loja?

Como já sou formado na área de publicidade/marketing, eu sentia a obrigação de usar os canais que eu tinha a minha disposição para divulgar os produtos da loja e de alguma forma tornar os clientes mais próximos. Com o grupo consigo utilizar uma linguagem mais informal e também fornecer conteúdos como, músicas, matérias, campeonatos e etc, pertinentes aos produtos que vendemos na loja, seguindo a linha surf/skate.

Exemplo de post publicado no grupo.
Exemplo de post publicado no grupo.

E como você seleciona as pessoas para o grupo? Existe uma pré-seleção ou os participantes são amigos que estão em sua rede de contatos?

Na realidade não. A princípio adicionei todas as pessoas que eu tinha como amigos em meu Facebook. Feito isso, criei uma mensagem que abrangesse todos, descrevendo o intuito do grupo e deixando claro que se a pessoa não se sentisse interessada com aquele conteúdo ela tinha total liberdade para nos deixar, mas que ela perderia um bom conteúdo e produtos de primeira. Depois de ter adicionado todos meus contatos, fui aceitando e adicionando conforme as solicitações, tanto de amizade quanto de inserção no grupo. Todas as pessoas que eu aceito em meu Facebook são inseridas no grupo logo em seguida, ai fica a critério da pessoa permanecer ou não.

Você utiliza algum planejamento para postar nas redes sociais? Ou as publicações são realizadas somente quando chegam novidades na loja?

Não exatamente para os produtos, porque eu postava sempre que chegava novidade ou de acordo com a programação que eu havia criado para a loja, sendo então compartilhado o mesmo conteúdo da fã page no grupo. Mas eu procurava durante a noite postar conteúdos que fossem interessantes ao público, tirando um pouco o foco do comercial e oferecendo mais um motivo para o usuário permanecer ali.

Por eu participar desse grupo vejo que alguns posts geram bastante curtidas e comentários. Ou seja, existe interação. Em relação as vendas, acontecem vendas devido a essa interação no grupo? Você recebe clientes procurando produtos que são divulgados no grupo?

Com certeza, isso trouxe não só benefícios para as minhas vendas mas também para as vendas de outros vendedores, em determinadas situações, clientes viam as postagens no grupo e iam até os outros vendedores, seja via messenger ou até mesmo no PDV, questionando sobre os produtos que tinham visto no grupo, mas além disso, os benefícios eram todos para a loja, que tinha um canal –  pode se dizer indireto – com seus clientes, obtendo retorno em vendas.

O grupo continua, mas agora administrado por um outro vendedor.

As postagens continuam surtindo efeito e as solicitações para entrar no grupo surgem diariamente.

Para finalizar o Guilherme deixou a seguinte frase:

“Estes canais estão ai, esperando para serem utilizados de forma inteligente e constante, vale a pena tentar. Em uma era digital como a que vivemos é besteira não aproveitar os recursos proporcionados por ela, então, crie seu grupo, monte sua fã page, convide seus amigos e divulgue seu material, sem medo de ser feliz.” 

Veja também as melhores campanhas de Marketing realizadas em Arapongas.

 

Passo 2:

Incentive as interações entre os usuários e a sua empresa

Interação nas redes sociais

As redes sociais são rede de pessoas, rede de relacionamentos. Se a sua marca não se relaciona, nada acontece. Para muitos consumidores as redes sociais é um fator decisivo na hora da compra. Pessoas interagem sobre determinados produtos e essas interações devem ser respondidas para que um relacionamento seja criado.

Algumas interações pode ser dúvidas que se respondidas pode sanar a dúvida de outros usuários causando assim uma boa impressão ou não da sua marca. Você se lembra da interação que o Bradesco fez respondendo um cliente em formato de rima?

A história é a seguinte: um cliente do Bradesco solicitou ajuda pois tinha perdido seu cartão, e entrou em contato com o banco de uma forma inusitada, veja abaixo:

Rima do cliente do Bradesco - Redes sociais

Foi aí que o Bradesco viu uma oportunidade e saiu das suas respostas padrões e disse:

Rima do Bradesco - Resposta Redes Sociais

As redes sociais e seus clientes estão por ai, só resta a você tratá-los de forma criativa e interativa.

 

Passo 3:

Use e abuse do Mobile

Mobile para Redes Sociais

Não é mais novidade que seu site deve estar preparado para dispositivos móveis. Uma das características fundamentais para seu site atrair mais visitas é que ele esteja preparado para esses dispositivos.

Atualmente 81,5 milhões de brasileiros acessam a internet via aparelhos móveis. Se você ainda está pensando em reestruturar seu site, corre que ainda dá tempo. No Facebook possuem mais de meio bilhão de pessoas acessando através de dispositivos móveis.

É só uma questão de tempo para que acessos através de dispositivos móveis ultrapassem os acessos de desktops. Pensando nisso, estratégias de Geolocalização pode fazer com que você tire proveito dessa onda. 

A geolocalização é a identificação da localização geográfica de uma pessoa ou de um objeto que esteja ligado a internet. Você já ouviu falar no aplicativo Waze? É aquele aplicativo de tráfego parecido com o Google Maps. Já são mais de 6 milhões de usuários no Brasil e vem crescendo cada vez mais o uso do aplicativo.

Mas qual a relação de um aplicativo de mapas com a minha marca? É que existem formas de anunciar sua empresa em aplicativos desse tipo, ou seja, quando o usuário estiver navegando ou transitando próximo a seu estabelecimento, aparecerá um Pin com a sua marca como o da imagem abaixo:

Anúncios no Waze

É claro que não é certeza que o usuário irá parar no seu estabelecimento somente por ver que você está ali, mas faça testes, compare com outros tipos de mídia e veja o retorno que isso pode trazer para seu negócio.

Outra opção é utilizar o aplicativo Foursquare. O aplicativo é uma rede geosocial onde o usuário indica onde ele está (bem parecido com os check-ins do Facebook). Automaticamente quando o usuário faz check-in em determinado local/estabelecimento, todos os seus amigos/seguidores ficam sabendo de onde ele está.

Veja um exemplo de marca que utiliza o Foursquare para atrair novos clientes e fidelizar os antigos:

Promoção Checkin no Foursquare

 

Passo 4:

Crie vantagens para clientes vindos das redes sociais

Criar vantagens exclusivas para clientes vindos das redes sociais pode dar muito certo. Oferecer uma amostra do produto cria interação e desejo, pois o cliente sabe que aquela exclusividade só estará disponível naquele canal.

Veja o exemplo de um profissional que trabalha com consultoria que fez uma promoção relâmpago em seu perfil no Facebook:

Jordão Magalhaes - Promoção Facebook

A oferta é de um curso de vendas que o palestrante iria realizar dias depois. O primeiro que respondesse corretamente a pergunta ganharia uma vaga no curso.

Quer aprender a vender pelo Facebook? Veja este artigo mostrando como você pode vender pelo Facebook em 3 simples passos (e sem gastar nada)!

 

Passo 5:

Bom atendimento nas redes sociais = Bom atendimento no estabelecimento

Atendimento nas redes sociais

Quem não gosta de ser bem atendido seja ao telefone, por e-mail ou no próprio estabelecimento? O bom atendimento é algo que contagia, que impressiona. Hoje quando se ouve falar em SAC eu já me lembro daquela pessoa dizendo igual um robô “só um minuto senhor, vou transferir sua ligação”.

As redes sociais basicamente viraram um canal de atendimento ao consumidor, e quem define por onde o consumidor vai entrar em contato com sua empresa é ele mesmo. Não é porque sua empresa tem o 0800 que necessariamente o contato vai ser por lá. Vai ser através da fan page no Facebook, pelo seu perfil no Instagram ou onde ele achar pertinente.

Esteja preparado para atender de prontidão o cliente que possui uma dúvida ou que tem uma crítica ao seu negócio. Seja educado e aceite sugestões, afinal assim conseguimos lapidar nossos produtos e serviços.

Se você presta um bom atendimento nas redes sociais, provavelmente o cliente irá imaginar que você presta o mesmo atendimento no estabelecimento, e você estará criando uma boa impressão já nas redes sociais. Dê uma lida nos comentários abaixo e veja um exemplo de atendimento oferecido pela Sky, mesmo sendo alvo de muitas críticas:

atendimento sky nas redes sociais

Se alguém perguntar o horário de funcionamento, seja receptivo e bem humorado (Olá “fulano”, nós estaremos abertos à partir das xx:xx horas e ficaremos muito felizes se você vier nos visitar e provar nosso cafezinho. Até logo 😀 )

 

 Passo 6:

Anuncie

Anuncie nas Redes Sociais

É claro que um anúncio não substitui uma boa interação nas redes sociais, mas ajuda a você expandir muito seu alcance.

Vou citar como exemplo uma página no Facebook. Se você possui uma fã page e publica conteúdos sem patrocinar, você está atingindo seu público de forma orgânica. Mas recentemente o Facebook diminuiu o alcance das publicações orgânicas pelo seguinte fato:

Imagine que um usuário possua 300 amigos e curta em torno de 20 páginas. Se cada amigo e página fizer no mínimo uma publicação por dia, o feed de notícias deste usuário terá aproximadamente 320 publicações aparecendo na sua timeline.

Mas o Facebook não faz isso, ele mostra somente os conteúdos mais relevantes para você. Ou seja, algumas páginas ou perfis você vê raramente (que são aqueles que você interage menos).

Isso acontece especificamente com o Facebook. No Instagram, Twitter e algumas outras redes sociais, isso não acontece. Acredito que pelo fato de o Facebook possuir o maior número de usuários.

As vantagens de se anunciar é que você possui a possibilidade de segmentação, seja por região, sexo, idade, interesse, etc, assim você consegue maximizar sua verba apenas para o público de seu interesse.

Hoje é possível anunciar em quase todas as redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Waze, Tinder, Spotify, etc. Escolha a que melhor se enquadra com seu público e comece a testar a que trará mais retorno para seu negócio.

 

Atrair clientes através das redes sociais é sim um desafio, mas que pode ser superado se você souber quais as ferramentas corretas utilizar.

Estruturando bem sua estratégia você conseguirá criar relacionamentos, fixar sua marca na mente do consumidor e consequentemente atraí-lo para seu estabelecimento.

Uma dica, não dê todos os passos acima de uma vez só. Um pequeno passo bem dado no caminho certo é melhor do que uma corrida sem rumo.

Curtiu esse conteúdo? Então compartilhe esse artigo e ajude a divulgar essa informação para que mais pessoas possam usar as redes sociais para melhorar seus negócios.

Se tiver algum comentário ou sugestão, é só escrever abaixo.

Um abraço e até a próxima!


    2 responder para "6 Passos para Aumentar as Vendas da sua Loja Através das Redes Sociais"

    • Eduardo de Campos

      Muito bom o conteúdo, irei aplicar em minha empresa.

      • Darlan

        Olá Eduardo, muito obrigado pelo comentário.
        Boa sorte e boas vendas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.