O Blog realmente trás resultados em vendas? E como medir o retorno do seu blog?

Um blog realmente trás resultados em vendas? Como calcular o ROI do Blog?

 

Essa é uma pergunta que profissionais de marketing recebem com frequência de seus superiores quando estão iniciando um projeto em suas empresas.

 

Recentemente muitas empresas estão se interessando pelo Marketing de Conteúdo e buscando ferramentas para começar os trabalhos de Inbound Marketing, por exemplo.

 

O blog é uma das ferramentas mais cogitadas pelos profissionais de marketing e ao mesmo tempo existe muita dificuldade em provar o retorno sobre o investimento deste veículo.

 

A verdade é que sim, um blog pode trazer resultados em vendas, assim com o um site institucional, uma página no Facebook e até um perfil no Instagram.

 

O que você precisa saber é de que forma medir esse retorno.

 

É claro que mensurar o retorno de um blog pode ser um pouco complexo e impreciso, devido a diversos benefícios que um blog pode trazer para o negócio, principalmente a nível de lembrança de marca.

 

Aqui neste artigo você vai conhecer formas de calcular o ROI do blog, quais estatísticas analisar e quais informações apresentar.

 


O blog nas empresas

 

o roi do blog - o blog nas empresas

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela RockContent, apenas 61,7% das empresas possuem blog corporativo.

 

Nesta pesquisa não foram pesquisados segmentos como Indústria, Moda, alimentação e alguns outros setores.

 

O fato é que ainda existe um mercado muito grande a ser explorado nesse segmento.

 

Ainda pouco utilizado, os blogs quando alinhados com a estratégia de comunicação da empresa podem render muitos frutos, leads, contatos e vendas. Você pode criar uma estratégia de automação de marketing e utilizar blogs e landing pages, clique para saber mais.

 


O primeiro passo para calcular o ROI do blog

O primeiro passo para você saber o retorno que seu blog trás, é:

Quanto custa para você manter seu blog?

 

Não adianta termos um blog que gera milhares de reais se não sabemos o valor que gastamos para manter ele funcionando, criar conteúdos, comprar imagens, entre outros tópicos.

 

Calcular o custo de um blog é muito fácil, você precisa calcular valores como:

  • Hospedagem
  • Domínio
  • Criação de Conteúdos
  • Compra de Imagens
  • Compra de Plugins

 

Caso você ou alguém da sua equipe desenvolva os conteúdos, tente determinar o valor da hora dessa pessoa para calcular o valor da criação desse conteúdo.

 


Definindo as métricas do seu blog

 

definindo as métricas - calcular o roi do blog

 

Agora que você tem uma ideia de quando custa para você manter o blog, iremos criar os famosos KPIs (Key Performance Indicator) ou nada mais nada menos que o indicador-chave de desempenho.

 

Os números mais básicos que você precisa medir no seu blog são:

  • Número de Visitantes
  • Número de Leads Gerados
  • Número de contatos realizados
  • Número de compartilhamentos
  • Número de clientes gerados

 

Para que você possa acompanhar essas informações, você precisa ter instalado no seu blog o Google Analytics, uma ferramenta gratuita de análise do Google.

 

Assim você terá todas essas informações e conseguirá criar metas para medir a conversão e saber quantos leads você tem gerado, qual o número de visitantes, entre outras métricas.

 

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Como calcular o ROI do seu blog

Iremos fazer uma simulação bem simples.

 

Com essas primeiras informações em mãos, imaginemos que você receba 5000 acessos por semana.

 

Desses 5.000 acessos, 120 usuários são convertidos em leads, onde você captura o nome, telefone e email.

 

Então você tem uma taxa de aquisição de leads de 4,16%, ok?

 

E desses 120 leads, 2 viram clientes da sua empresa. Assim você teria uma taxa de conversão de clientes de 0,6% por semana.

 

Fácil até aqui, certo?

 

Agora inserindo os valores nessa conta.

 

Para que você atraia 5.000 visitantes por semana, imaginemos que você precisa investir R$ 800,00 incluindo os custos fixos (citados logo acima) e também os custos de publicidade.

 

Veja a tabela abaixo:

 

 

Investimento Visitas/Semana Leads Clientes
R$ 800,00 5.000 120 2

 

Isso nos trás os seguintes números:

Investimento Visitas/Semana Leads Clientes
R$ 800,00 5.000 120 2
Custo por visitas Custo por Leads Custo por Cliente
R$ 0,16 R$ 6,67 R$ 400,00

 


Chegando ao valor do ROI do blog

 

Pronto, aqui já temos um valor para calcular o ROI, retorno sobre o investimento do nosso blog.

 

Com esses números fictícios, chegamos a um valor de R$ 400,00 para a aquisição de cada cliente.

 

Sim, esse pode parecer um valor assustador, mas dependendo do nicho de negócio, esse é um valor baixo.

 

Cito como exemplo o segmento moveleiro, onde um cliente comprador pode adquirir carretas de produtos para distribuir em diversas redes de lojas.

 

O valor de R$ 400,00 é muito baixo perto do lucro que esse cliente pode trazer para a empresa.

 

Agora sabendo que o seu custo para você atrair um cliente é de 400 reais, você precisa analisar o ticket médio desse cliente, a rentabilidade, entre outros números.

 

Facilmente você conseguirá calcular o retorno que seu blog está gerando de acordo com os novos clientes.


 

Esse foi um artigo para lhe ajudar a calcular o retorno que o blog empresarial pode trazer para sua empresa.

 

É muito importante que você tenha total controle em todas as etapas e fique antenado em todas essas métricas citadas acima.

 

Se lembrar de alguém que gostaria de ver esse conteúdo, compartilhe!

 

Espero que tenha gostado, se este artigo lhe ajudou de alguma forma, deixe um comentário, será um prazer ouvir sua opinião.

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