Quer aprender como criar um porftólio online? Continue vendo este artigo que eu vou lhe mostrar como criar um portfólio grátis em alguns minutos!

Como criar um Portfólio Online e Grátis

Opa, tudo bem? Neste artigo quero compartilhar uma solução pra você que está procurando uma ferramenta para exibir seus trabalhos, seu portfólio de uma maneira mais profissional.

Esse conteúdo é útil para diversas pessoas. Se você trabalha com design, é arte finalista ou trabalha com gestão de redes sociais, qualquer segmento que você precise expor seus produtos ou serviços de uma força mais atrativa, este conteúdo é interessante para você!

É claro que a melhor opção para divulgar seu trabalho, é que você tenha um site. Um site pessoal passa mais credibilidade, até porque poucos profissionais possuem site. Mas isso não é assunto para este vídeo.

A ferramenta que eu vou mostrar para você é a Behance.

criar portfolio online no behance

Se você ainda não conhece, a Behance é basicamente um Linkedin para profissionais criativos. É na verdade uma rede social, você pode seguir outras pessoas, outros profissionais, curtir projetos, marcar como favoritos, entre outras possibilidades.

É basicamente uma rede social só que com foco específico para porfólio online. Para quem não sabe, a Behance é da Adobe, que é quem desenvolve os programas como Photoshop, Premiere, Iluustrator, entre diversos outros softwares.

Então chega de enrolação e vamos lá.

Criando seu Portfólio

Primeiro passo você deve criar uma conta na ferramenta. Caso você já tenha uma conta na Adobe, é só você fazer o login para acessar a ferramenta. Caso não tenha, é bem fácil para criar, basta clicar no seguir os passos que a ferramenta indica através do botão “Sign Up with email“.

Após logar na sua conta, na página inicial trará alguns designs de alguns artistas dentro da ferramenta. É difícil dizer quais serão as artes que aparecerão na sua página inicial, acredito que a ferramenta vai mostrar alguns materiais que estejam em alta na ferramenta.

Você pode utilizar o campo de busca para encontrar um design ou uma inspiração. Utilizando o campo de busca você pode encontrar diversos projetos que tenham relação com a palavra chave que você digitou.

O campo de busca é uma excelente solução para quem busca inspiração de portfólio ou artes diversas. Use e abuse do campo de busca.

Para você criar um portfólio, divulgar seus projetos, você precisa clicar no botão “Criar um projeto”.

Abaixo tenho um vídeo mostrando o passo a passo que realizei para criar o portfólio online, confira!

Clicando no botão, você pode começar a inserir e editar as informações do seu projeto. Você terá basicamente um site dentro do Behance.

Você pode inserir imagens, código html, vídeos, textos, links, entre diversas outras funcionalidades.

Recomendo que você já tenha todas as imagens prontas pra inserir aqui no projeto.

O ideal é você fazer um esboço, a mão mesmo, para ter uma ideia de como exibir seu projeto dentro do Behance.

Você pode inserir diversos elementos na sua página do portfólio, como uma imagem do Lightroom, uma imagem que esteja salva no Creative Cloud que é uma ferramenta de armazenamento da Adobe, pode inserir uma grade de fotos, enfim.

Chegou a hora de publicar para o mundo!

Depois de finalizar a criação do seu portfólio online, você terá algumas informações para publicação como:

  • Campos criativos: aqui você seleciona em qual categoria seu projeto se enquadra. Isso é interessante para ajudar seu projeto a ser encontrado por outras pessoas que utilizam a busca do Behance;
  • Ferramentas Utilizadas: você irá selecionar quais ferramentas utilizou para criar seu material;
  • Co-proprietários: caso você tenha criado o conteúdo em parceria com alguém;
  • Copyright e licença caso esse projeto tenha alguma licença;

Depois basta clicar em publish para seu projeto ser publicado.

A ferramenta já gera um link automático para que você possa compartilhar em suas redes sociais ou enviar para seus clientes, por exemplo.

Você pode por exemplo, abaixo de seus projetos, inserir seu email de contato, telefone, website, enfim. Suas informações de contato.

Depois de publicado você pode editar o projeto caso necessário. Como inserir novas artes, enfim, é uma ferramenta muito interessante.

O que recomendo você a fazer, é editar seu perfil assim que começar a utilizar a ferramenta.

Clicando na sua imagem e depois no botão “editar perfil” você poderá inserir informações como sua profissão, localização, url do seu site, adicionar suas redes sociais, enfim, diversas opções.

Recomendo que você preencha o máximo possível para que fique ainda mais fácil de pessoas encontrarem através da busca.

Você também pode criar um site pessoal para divulgar seus conteúdos. Aprenda a criar um site grátis sem precisar saber nada de programação através de uma ferramenta online.

O que você achou deste conteúdo? Se gostou, deixe um comentário aqui abaixo, é bastante importante ouvir sua opinião referente a este conteúdo.

Espero muito que você tenha gostado, eu vou ficando por aqui. Um grande abraço e até a próxima!


Leave a Reply

Your email address will not be published.