6 Ferramentas do Google Gratuitas para quem trabalha com geração de conteúdo

Você trabalha com geração de conteúdo? Então você precisa conhecer essas ferramentas do Google.

 

Seja criando conteúdos simples, textos para publicar no seu site ou então para divulgar na página do Facebook, vou lhe mostrar ferramentas que vão facilitar sua vida.

 

Independente do tamanho do seu fluxo de trabalho, você precisa de boas ferramentas para aumentar sua produtividade e eficácia.

 

O Google é o maior mecanismo de busca do mundo e possui diversas outras ferramentas que podem nos auxiliar, principalmente na hora da geração de conteúdo.

 

A seguir, estarei falando sobre 6 ferramentas gratuitas que você pode utilizar para auxiliar no seu planejamento e na criação de seus conteúdos.

 

São ferramentas que você pode utilizá-las diariamente ou somente em determinados períodos, da forma que você desejar.

 

Pode ser que algumas não se enquadrem na sua atual estratégia de conteúdo, mas tenho certeza que uma ou outra pode te auxiliar agora, neste exato momento.

 


1- Google Analytics

 

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Você deve estar pensando: “Poxa Darlan, mas Google Analytics? Vai começar tão básico assim? Pensei que iria conhecer ferramentas extremamente novas!”.

 

Calma, provavelmente você já conhece o Google Analytics, mas acredito que alguns recursos você ainda não conhece e não utiliza.

 

O Google Analytics é uma ferramenta que está no mercado a mais de 11 anos.

 

É uma das ferramentas do Google para análise e que está presente em torno de 30 a 50 milhões de websites em todo o mundo.

 

E como o Google Analytics pode te ajudar na geração de conteúdo?

O primeiro ponto é que você consegue saber quais conteúdos do seu site são mais procurados, acessados e possuem a menor taxa de rejeição.

 

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Conforme você pode ver na imagem acima, durante determinado período, 02 dos meus conteúdos com mais visitas estão relacionados ao tema Facebook.

 

Será que é só uma fase ou realmente a busca por informações e ferramentas para o Facebook pode ser uma grande oportunidade?

 

Essa é uma das análises que você pode fazer através do Google Analytics.

 

Algo também extremamente importante para você utilizar quando trabalhar com geração de conteúdos, é utilizar as tags do Google.

 

Quando um novo conteúdo é gerado e divulgado nas redes sociais, o que muitas pessoas erram na hora de divulgar é deixar de tagear esse conteúdo.

 

O que é tagear o conteúdo?

 

É você inserir informações “tags” no link para que se o usuário acessar o seu site, você saber exatamente de qual conteúdo ele veio.

 

Ah Darlan, mas o Analytics já me oferece isso. Realmente, já oferece, mas quanto mais informações você tiver, melhor, concorda?

 

Por exemplo: Imagine que você publica 3x na semana na sua página do Facebook (Segunda, Quarta e Sexta).

 

Imaginemos que na segunda você conseguiu atrair 300 visitas, na Quarta 600 visitas e na sexta 180 visitas.

 

No Google Analytics, se você ir na seção “Aquisição > Social > Visão Geral” você verá todos os acessos que são referentes às suas redes sociais.

 

Mas ali contabiliza só o total, certo? Como você identificaria que o post da quarta feira trouxe 600 visitas e que você precisa fazer mais conteúdos parecidos com o de quarta?

 

Ai que entra a ferramenta:

Parâmetros do Google

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Através dela você consegue inseris “Parâmetros” em seus links que, caso o usuário acesse o site, você saberá exatamente através de qual campanha, qual mídia, qual post e mais algumas outras informações.

Para entender mais sobre Parâmetros do Google, acesse aqui.

 

O Google Analytics é uma ferramenta fundamental não só para você visualizar os acessos do seu site, mas para entender, analisar e tomar atitudes baseado em informações.

 

Na internet você encontra diversos cursos e ebooks gratuitos sobre Google Analytics, faça uma busca e divirta-se.

 


2- Planejador de Palavras-Chave

 

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O Planejador de palavras chave é uma das ferramentas do Google indispensáveis para quem trabalha com geração de conteúdo.

 

O principal objetivo quando se gera conteúdo, é que esse conteúdo seja bem visualizado e que posteriormente esse conteúdo possa gerar conversões.

 

E  para que um conteúdo tenha muitas visualizações, você precisa saber que tipo de conteúdo é interessante para o usuário, ou melhor ainda, saber quantos usuários se interessam por determinado conteúdo.

 

Essa é a função do Planejador de Palavras-Chave. Na verdade, o planejador de palavras chave do Google é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar anunciantes do Google Adwords.

 

Mas nós, geradores de conteúdo, aproveitamos e muito dessa ferramenta.

 

No Planejador de Palavras chaves conseguimos encontrar ideias e termos relacionados a uma palavra, descobrir a quantidade média de buscas mensais e o lance médio para anunciarmos.

 

O termo “marketing digital” possui 34 mil buscas mensais. É um termo que possui uma quantidade considerável de buscas, ou seja, muitas pessoas se interessam por esse assunto.

 

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E isso você pode fazer para diversos termos, basta ter uma conta ativa no Google Adwords que você conseguirá informações extremamente relevantes para lhe ajudar na geração de conteúdo.

 

Para criar uma conta no Google Adwords, sugiro que veja este vídeo:

 

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3- Google Search Console

 

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O Google Search Console, vamos dizer que, basicamente um complemento ao Google Analytics.

 

O objetivo do Search Console é de nos auxiliar a otimizar o conteúdo do nosso site, melhorar a saúde do site em geral e entender mais a fundo os usuários que acessam nosso site.

 

Você pode, por exemplo, saber qual a posição do seu site para determinada palavra chave.

 

No exemplo abaixo, temos 5 palavras chaves, a quantidade de cliques que cada palavra chave leva de acessos até o website e também a posição média de cada uma delas.

 

ferramentas do google - google-search-console

 

São informações valiosíssimas para analisarmos e planejarmos os próximos conteúdos.

 

Durante sua análise de informações, podem surgir termos que seu site possua muitas visualizações, que esteja em um posicionamento médio, mas não consiga nenhum clique.

 

Essa pode ser uma oportunidade para você criar novos conteúdos para alavancar esse termo e fazer um trabalho de otimização de sites.

 


4- Google Trends

 

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Imagine que você está em dúvida sobre qual conteúdo criar entre “Posts para Facebook” ou “Dicas de Facebook”?

 

Através do Google Trends você consegue visualizar a tendência de pesquisa dos últimos 5 anos de determinados termos, veja abaixo:

 

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Como pode ver na imagem, o termo dicas de Facebook é um termo que possui muito mais buscas do que o termo Posts para Facebook.

 

Mas como você pode ver, “Dicas de Facebook” vem caindo vertiginosamente desde 2012 mais ou menos.

 

Talvez fosse interessante encontrar outro termo para investir recursos de criação de conteúdo, e assim você vai utilizando e pesquisando através da ferramenta Google Trends.

 

Outra função muito interessante é saber os termos mais buscados diariamente.

 

Você consegue saber por país, quais são os assuntos mais quentes em determinadas datas e até mesmo em tempo real.

 

O Google Trends é uma ferramenta do Google ideal para ficar antenado no que está rolando na internet em determinada região ou no mundo todo. Não deixe de usar.

 


5- Google Alertas

 

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Quando você cria um alerta no Google, você recebe avisos no seu email quando novos resultados de busca surgem na web.

 

Ou seja, para os termos que você definir, sempre que for publicado alguma notícia ou artigo, você será notificado através dos alertas.

 

Interessante né? Imagine que você quer produzir conteúdos sobre determinado tema ou assunto, mas quer saber tudo que estão publicando na internet sobre este tema.

 

Basta ir até o Google Alertas e cadastrar esse termo. Assim você receberá imediatamente todos os conteúdos relacionados com esse tema.

 


6- Google Drive

 

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Com o Google Drive você pode fazer muitas coisas. O Google Drive é um serviço online do Google que permite o armazenamento e até a edição de alguns arquivos online.

 

É um serviço que une diversas ferramentas do Google.

 

Através do Google Drive você tem acesso a ferramentas como o Google Docs, onde você pode salvar e editar documentos em Excel, Word , Power Point e até fazer desenhos.

 

Através das “Planilhas do Google”, você pode criar uma pauta de conteúdo, por exemplo.

 

Neste vídeo lhe mostro como você pode criar uma pauta de conteúdo e utilizar as Planilhas do Google para organizar as informações da sua pauta.

 

 

Outra coisa muito interessante é utilizar o Google Forms para fazer pesquisas totalmente online.

 

O Google Drive é um serviço completo para você organizar, salvar e editar informações que irão lhe ajudar e facilitar muito na hora da criação de novos conteúdos.

 


 

Bom, esse foi um resumo das principais ferramentas do Google que eu utilizo para me auxiliar na criação de novos conteúdos.

 

Você utiliza mais alguma ferramenta do Google para a criação de conteúdo? Deixe seu comentário abaixo, será um prazer ouvi-lo.

 

Um abraço e até a próxima!

 

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