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Como anunciar no Google – Guia completo para anunciar no Google Adwords

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Anunciar no Google inicialmente pode parecer algo difícil, mas este artigo é justamente para ajudar você a aprender tudo sobre como anunciar no Google.

 

Este artigo é praticamente um curso básico para você dar os primeiros passos e criar seus primeiros anúncios no Google.

 

Para que você possa anunciar sua empresa no Google, é necessário que você utilize uma ferramenta chamada Google Adwords, a ferramenta de links patrocinados do Google.

 

O que você vai aprender neste artigo:

  • Quais são as vantagens e desvantagens da ferramenta;
  • Como funcionam as campanhas de links patrocinados;
  • Como é definido o preço de cada palavra chave;
  • Diversas outras dicas sobre o mercado de links patrocinados.

 


Como anunciar no Google? Entenda o que são links patrocinados

 

Como já dito no artigo “Links Patrocinados – O que é e como funciona?” é uma forma de publicidade online, que pode ser encontrada em formato de texto ou imagens que redirecionam cliques para produtos e/ou serviços.

 


O que é o Google Adwords?

 

como anunciar no google - google adwords

 

 

O Google Adwords é a solução de publicidade online do Google que permite a você alcançar novos clientes e expandir seus negócios. Com o Google Adwords, você escolhe onde seu anúncio é exibido, defini um orçamento com o qual se sinta confortável e avalia o impacto do seu anúncio.

 

Vantagens do Google Adwords

  • Você só paga quando recebe o clique;
  • Controle sobre o investimento;
  • Alto poder de segmentação;
  • Fixação da marca;
  • Mensuração de resultados.

 

Desvantagens

  • Se mal configurado, você perde dinheiro rapidamente;
  • As visitas acabam quando seu investimento acaba.

 


Como funciona o Google Adwords?

 

como anunciar no google - Como funciona o Google Adwords

 

Para que você tire o máximo de proveito do seu orçamento no Google Adwords é fundamental que se familiarize com o funcionamento do sistema.

 

Simplificadamente vou mostrar como funciona a exibição de anúncios, o que determina quais anúncios serão exibidos primeiro e também algumas informações sobre índice de qualidade dos anúncios.

 

Como seu anúncio é exibido?

 

Você escolhe palavras chaves para ativar o seu anúncio. Por exemplo, se você vende flores, você pode usar a palavra “entrega de flores” como uma palavra chave. Quando alguém efetuar uma busca no Google usando a frase “entrega de flores” ou algum termo que seja semelhante, seu anúncio pode ser exibido nos resultados de pesquisa.

 

E como o Google determina quais anúncios serão exibidos e em quais posições?

 

Vamos supor que na sua cidade possuam cinco floriculturas e todas usem a mesma palavra chave para acionar seus anúncios. O Google utiliza a classificação do anúncio para determinar quais anúncios serão exibidos e em qual ordem.

 

A classificação dos anúncios leva em consideração uma série de fatores como:

 

  • Política de privacidade do Google;
  • Seu lance, quanto você deseja gastar;
  • Qualidade do seu anúncio e do seu site.

 

Isso quer dizer que quanto mais eu pagar, meu anúncio vai ser exibido primeiro? Não, logo abaixo vou falar mais sobre isso.

 


Definindo uma estratégia para sua campanha

 

Estratégia - Links Patrocinados
Tenha estratégia assim como o Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite.

 

Para começar a investir em links patrocinados, você precisa ter um objetivo bem claro em mente. Veja alguns exemplos:

 

  • Geração de leads;
  • Aumento nas Vendas;
  • Aquisição de novos cadastros;
  • Visibilidade da marca;
  • Download de E-book

 

É extremamente importante definir seu objetivo antes de começar a campanha. Feito esta etapa você poderá economizar muito tempo e dinheiro.

 


Entenda o Ciclo de Compra e faça a venda na hora certa

 

Não cometa o erro que muitos empreendedores e profissionais cometem. Empurrar a venda para o cliente antes da hora.

 

Respeitar o ciclo de compra sem antes criar confiança necessária para fechar o negócio pode causar consequências graves, como a baixa conversão em vendas por exemplo.

 

Imagine que você é um vendedor de automóveis. Você tentaria fazer uma venda para uma pessoa que tivesse acabado de comprar um carro? Com certeza não! Mas qual seria a melhor hora para abordar este cliente?

 

Podem existir vários “melhores momentos” para que você faça essa venda, por exemplo: seja após a notícia de que o casal está esperando um bebê e precisa comprar um carro maior, seja quando o filho do empresário está completando 18 anos e o pai quer presentear o filho, etc. Esses podem ser alguns dos exemplos onde os clientes possam estar procurando comprar um carro.

 

Enxergar o momento certo de fazer a venda é relativamente fácil em alguns casos, porém pode ser bem mais complicado em outras situações, mas no âmbito geral, existem algumas etapas pelas quais os clientes passam antes de fazer uma compra, o que é chamado de Ciclo de Compra.

 

No ambiente online funciona mais ou menos assim:

 

Processo de Compra Online

 

Agora exemplificando o ciclo de compras utilizando um produto:

 

Processo de Compra exemplificado

 

 

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Conheça os termos básicos do Google Adwords

 

  • Palavra chave
    São os termos que fazem com que os anúncios do Google Adwords apareçam na rede de pesquisas quando o usuário fizer uma busca.

 

  • Impressões
    É a quantidade de vezes que seu anúncio é exibido nos resultados de pesquisa.

 

  • Cliques
    É a quantidade de vezes que seu anúncio é clicado por um usuário no Google.

 

  • CTR (Click-through rate)
    É a proporção do total de cliques sobre o total de impressões do anúncio. (Fique de olho nesse termo, pois quanto maior esse índice, mais relevante será seu anúncio).

 

  • CPC (Custo por Clique) 
    É o valor que você paga por cada clique.

 

  • Conversão
    É toda visita que atinge o objetivo pré-determinado de um site, por exemplo: No ecommerce o objetivo é a venda. Em um site de advocacia o objetivo pode ser o contato através de um formulário de contato, etc.

 

Você sabe quais são as palavras chaves mais caras do Google?

 

Se você ainda não tem nenhuma ideia de quais são os termos/palavras chaves mais caras do Google, encontrei uma pesquisa que mostram os termos em inglês e os valores em dólares. Lembrando que esses termos são os mais caros no mercado americano.

 

  1. Seguro
    Está ligada a palavras chaves como “seguro para automóveis”, “seguro residencial”, “seguro dpvat”, entre muitas outras. Custa aproximadamente U$ 70 dólares (O CLIQUE);
  2. Financiamento
    Seja residencial, automobilístico ou estudantil o financiamento está presente em 12,8% das buscas no Google. Custa em torno de U$ 44,28;
  3. Hipoteca
    Corresponde a aproximadamente 9% das buscas. O valor é em torno de U$ 47,12;
  4. Procurador
    3,6% das pesquisas é o volume de busca e o custo é de aproximadamente U$ 47,07;
  5. Crédito
    Pra pagar o seguro, financiamento, hipoteca e procurador é necessário crédito né?  Aproximadamente U$ 36,06 o clique;
  6. Advogado
    Exige um pagamento de U$ 42,51;
  7. Doação
    Para se ter um anúncio bem visível sobre doações você precisa investir U$ 42,02;
  8. Graduação
    Devido ao aumento da competitividade entre as instituições de ensino. U$ 40,61;
  9. Hospedagem
    Quem tem um Hotel ou Pousada pode desembolsar em torno de U$ 31,91 por clique;
  10. Reclamação
    Não sei bem porque esta palavra está no top 10, mas deve tem empresas dispostas a investir uma grana para sanar seus erros.

 

Mas porque essas palavras são as mais caras?

 

A maioria das palavras estão ligadas a serviços de finanças e esses serviços possuem alto valor agregado para os clientes, como hipoteca, crédito, seguro, financiamento. Esses serviços possuem um lifetime value grande, ou seja, o cliente passa bastante tempo se relacionando com a empresa.

 


Crie sua conta no Google Adwords

 

Até agora não colocamos a mão na massa de verdade, só vimos alguns conceitos importantes para que sua campanha saia no rumo certo.

 

Então vamos lá! Vou lhe ensinar através do vídeo abaixo como criar uma conta no Google Adwords. Caso você já tenha uma conta, e só continuar após o vídeo.

 

 


Entenda a Rede de Pesquisas e a Rede de Displays

 

Esse item é de extrema importância para que você saiba como anunciar no Google e atinja o público correto. Dentro do Google Adwords existem 02 possibilidades de publicidade para seus anúncios. Você pode exibi-los na Rede de Pesquisa e/ou na Rede de Displays. Vamos entender o que é cada uma:

 

Rede de Pesquisa:

São aqueles anúncios tradicionais que vemos quando digitamos determinados termos na barra de pesquisa do Google.

 

como anunciar no google - Rede de pesquisas

 

Rede de Displays:

São mídias gráficas (banners) que podemos criar e inserir em nossas campanhas. Esses banners são exibidos em sites parceiros do Google como Blogs, Portais e Websites diversos.

 

como anunciar no google - rede de Displays
Anúncio exibido através da Rede de Displays na página inicial do portal Terra.

 

São inúmeros os sites que participam da rede de displays do Google. Entre eles Uol, Terra, Hotmail, etc.

 

DICA: Se você criar uma campanha de fixação de marca pode ser mais vantajoso utilizar a rede de displays, pois você consegue exibir visualmente sua logomarca por exemplo.

 


Índice de qualidade do anúncio

 

Voltando naquela questão: Se eu pagar mais, meu anúncio é vai ser exibido na primeira posição? Não exatamente!

 

É claro que se um concorrente oferece R$ 10,00 na mesma palavra que você, enquanto você paga R$ 1,00 (como o Google Adwords é um negócio e gosta de dinheiro) o Google vai exibir o anúncio do seu concorrente primeiro.

 

Então a pergunta que vale 1 milhão de reais: Como anunciar no Google e gastar menos que meu concorrente?

 

Entenda o seguinte, para que seu anúncio seja exibido primeiro e para que você pague menos, você precisa casar 3 elementos: o usuário, o Google e você (anunciante).

 

Você (anunciante) quer mostrar anúncios relevantes para que o usuário clique nele, o usuário por sua vez quer ver anúncios relevantes e que não seja spam ou informações não relevantes e o Google quer tornar a experiência boa para os anunciantes e para os usuários.

 

Para finalizar esta explicação vamos para um último exemplo na seguinte situação:

 

Seu concorrente paga R$ 2,00 em uma palavra e você paga R$ 1,70 e seus anúncios são exibidos a mesma quantidade de vezes que o do concorrente. Vamos supor que seu anúncio é mais atrativo e tem mais cliques do que o anúncio do concorrente. Você tem muitas chances se subir para a primeira posição pagando R$ 0,30 a menos que ele.

 

Se seu anúncio é clicado mais vezes que o dele significa que seu anúncio é mais relevante para o usuário e mesmo pagando menos (desde que a diferença não seja muito grande) você pode figurar a primeira posição.

 


Entenda a estrutura das campanhas no Google Adwords

 

No Google Adwords você pode trabalhar com diversas campanhas, vários produtos e para vários clientes.

 

A imagem abaixo irá exemplificar mais claramente:

 

Estrutura de campanha nos Links Patrocinados

 

 

Agora veja como ficaria a estrutura após a campanha elaborada:

 

Estrutura da Conta de Links patrocinados

 

Muito simples não é?

 


Correspondência das palavras chaves

 

correspondências de palavras chaves

 

Mais importante do que a escolha das palavras chaves é saber filtrá-las para que você não perca dinheiro com o Google Adwords.

 

Vamos supor que você possui uma revenda de carros usados da Ford em Arapongas, e em sua campanha você inseriu a palavra Ford Ranger. O seu anúncio pode aparecer quando alguém buscar por Ford EcoSport usado, ou concessionária Ford Arapongas, mesmo que você não seja uma concessionária e não tenha nenhum Ford EcoSport na sua revenda.

 

Você pode evitar isso com a escolha correta das correspondências de palavras chaves. Ela permite que foquemos apenas nas buscas que podem atrair de fato clientes ao site.

 

Dominar as correspondências pode economizar muito dinheiro em cliques desperdiçados, o que no final do mês pode significar algumas centenas ou milhares de reais.

 

Vamos aos exemplos:

 

Correspondência Ampla – ex.: carro usado

A correspondência ampla dispara plurais, sinônimos e erros gramaticais. Só é a melhor opção quando você não sabe exatamente qual palavra anunciar.

 

O Google pode eventualmente exibir seu anúncio para as seguintes palavras:

  • carro usado
  • caro usado
  • comprar carro usado
  • vale a pena comprar carro usado
  • vendo carro usado
  • pagar imposto carro usado
  • automóvel usado
  • mecânica de carros usados

 

Correspondência de Frase – ex.: “carro usado”

 

No momento em que criar sua campanha, se digitar a palavra chave entre “aspas”, seus anúncios só serão disparados para buscas contendo sua palavra na ordem que foi cadastrada podendo incluir algumas palavras antes e/ou depois, assim como plurais, erros gramaticais e pequenas variações.

 

Algumas palavras chaves que exibiriam seu anúncio:

 

  • carro usado
  • carros usados
  • fotos de carros usados
  • caro usados em londrina

 

Observe que já existe um belo filtro comparando a correspondência de frase com a correspondência ampla.

 

Correspondência Ampla Modificada – ex.: “+carro+importado”

 

A correspondência ampla modificada permite que você cadastre palavras com alcance maior do que o da correspondência de frase e dá mais controle do que a correspondência ampla.

 

Para implementá-la, basta colocar um sinal de adição (+ sem espaços) bem na frente da sua palavra. Esta correspondência pode ser exibida de forma exata na pesquisa do cliente ou com uma variação aproximada entre erros de ortografia, formas singular/plural e abreviações.

 

Algumas palavras que exibiriam seu anúncio:

 

  • carro usado
  • carros usados
  • fotos de carros usados
  • carro usado importado
  • caro usado em londrina
  • carro usado faz sucesso

 

O que não ativaria seu anúncio

 

  • carangas usadas
  • nacionais usados

 

Correspondência exata – ex.: [carro usado]

 

A correspondência exata é isso mesmo que você está pensando, ou é 8 ou 80. Se a busca pelo usuário possuir palavras antes ou depois do termo [carro usado], seu anúncio não será exibido.

 

Basta você digitar a palavra chave entre colchetes [].

 


Palavras chaves negativas

 

É MUITO importante que você utilize as palavras chaves negativa em sua campanha.

 

Vamos supor que você não está utilizando a correspondência exata, pois está com um volume muito baixo de pesquisas. Então você passa a utilizar outras correspondências, mas você não quer que seu anúncio seja exibido para qualquer coisa que o usuário digite. A solução para isso é ativar as palavras chaves negativas.

 

Lembrando que em nosso exemplo você possui uma revenda de Carros usados da Ford em Arapongas.

 

Suas palavras chaves negativas poderiam ser:

 

  • troca (caso você não troque carros)
  • empréstimo
  • grátis
  • aluguel
  • conserto
  • concerto (lembre-se que nem todos escrevem corretamente conserto)

 

Ou seja, você não quer que seus anúncios apareçam quando o usuário digitar “aluguel de carro usado” ou “conserto de carro usado”.

 

DICA: Na hora de criar seus anúncios evite utilizar algumas palavras como:

 

  • Grátis
  • COMPRE AQUI BERÇO
  • Recomendado pelo Google
  • Clique Aqui
  • Palavrões

 

Evite erros de ortografia, marcas registradas, pontuações exageradas como “!!!!!”, “### MEGA PROMOÇÃO ###”. Fazendo isso você pode evitar que seus anúncios sejam reprovados pelo Google.

 


Recapitulando

 

Se você chegou até aqui, meus parabéns! Esse artigo possui aproximadamente 2.500 palavras. Mas não pare por aqui, você precisa por em prática tudo que aprendeu, caso contrário, não terá valido a pena o esforço até aqui!

 

Abaixo coloco o passo a passo resumido para você começar a criar suas campanhas de links patrocinados:

 

  1. Tenha em mente qual a estratégia para sua campanha, com isso você saberá como criar os melhores anúncios e quais são as melhores palavras chaves para que consiga o sucesso em sua campanha;
  2. Muitas empresas e profissionais não respeitam o ciclo de compra, seja exceção e tenha sucesso;
  3. Nem sempre quem tem mais dinheiro é o dono do pedaço. Você pode conseguir melhores posições pagando menos;
  4. Saiba a hora certa de utilizar os tipos de correspondências;
  5. Utilize palavras chaves negativas e não perca dinheiro.

 

É isso, bastante informação neste artigo né, possivelmente alguns sites até cobrariam por essas informações. Por isso, deixe sua opinião nos comentários abaixo e se tiver alguma dúvida enquanto cria suas campanhas, poste aqui, terei o maior prazer em ajudá-lo!

 

Abraços e até a próxima! Não se esqueça de se cadastrar em minha lista!

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