Investir em Marketing Digital vale a pena? Sua empresa deve investir em Marketing Digital?

 “Investir em Marketing Digital não é mais uma opção e sim uma necessidade!”

Tenho certeza que você já viu e ouviu essa frase diversas vezes.

Muitas empresas e profissionais de marketing tem essa frase guardada na mente, mas será que realmente as empresas investem em marketing digital na mesma proporção como falam?

Teoricamente sabemos que se o objetivo de uma empresa é vender, seja serviços ou produtos, quanto mais conhecida ela for, mais ela vai vender.

E como uma empresa pode alcançar esse objetivo, de ser mais conhecida sem que use algum tipo de divulgação?

Qualquer tipo de divulgação custa e às vezes muito caro. Então neste artigo vamos falar sobre Investir em Marketing Digital vale a pena? E sua empresa deve investir em Marketing Digital?

 

Qual a diferença entre investir em Marketing Digital e investir em Marketing

investir em marketing digital ou marketing offline

O Marketing e o Marketing Digital, em minha opinião é a mesma coisa.

Mas sim, existem algumas diferenças entre um e outro, eu definiria da seguinte forma:

O Marketing Digital é o Marketing aplicado no ambiente digital.

Qualquer profissional que entenda de Marketing “tradicional” conseguirá aplica-lo no ambiente digital, desde que saiba utilizar as ferramentas corretas.

Quando falamos em investimento, existem diferenças entre um e outro.

Se você investe em um Outdoor, que é uma mídia off-line, que ninguém consegue clicar ou fazer o download do outdoor, você não está investindo em Marketing Digital.

Mas a arte gráfica que você utilizou no outdoor pode ser adaptada para um post no Facebook, assim podemos considerar Marketing Digital.

A diferença de investir entre um e outro é o público que você quer atingir.

Quando uma empresa investe em um outdoor, por exemplo, podemos imaginar que ela queira atingir determinado público que resida em determinada região da cidade.

A desvantagem é que as mídias “off-line” são difíceis de medir, seja alcance ou a conversão.

Já na mídia online, um post patrocinado no Facebook, por exemplo, pode ser direcionado para determinada região, para determinado perfil de usuário e é possível medir, cliques, impressões e tudo mais que se imaginar.

 

Vale a pena investir em Marketing Digital?

vale a pena investir em marketing digital

Há algum tempo atrás tive uma reunião com um possível cliente para conversarmos sobre o Marketing Digital do seu negócio.

Uma das primeiras perguntas que ele me fez foi:

“Darlan, vale a pena investir em Marketing na cidade de Arapongas? Pois os consumidores estão indo consumir em cidades vizinhas e esquecem os estabelecimentos aqui de Arapongas”.

Como você pode ver, ele mesmo já respondeu a pergunta.

Se os consumidores estão se esquecendo dos estabelecimentos da cidade, o que ele precisa fazer?

Precisa ser lembrado por esses consumidores!

É claro que concorrer com estabelecimentos maiores como redes, não é fácil.

Mas quando a empresa faz um trabalho de divulgação, desde que não seja intrusiva, a empresa começa a ser lembrada e começa a ser uma opção na mente dos consumidores, o que já é um grande passo.

 

Como investir em Marketing Digital?

Investir em Marketing Digital é muito fácil, mas você precisa ter alguns cuidados.

Imagine que você queira divulgar sua loja através do Marketing Digital e opte por anunciar no Google Adwords.

Se você não souber exatamente como funciona a ferramenta, quais palavras chaves que você deve anunciar e inúmeros outros fatores, você pode perder dinheiro rapidamente.

Se isso acontecer, provavelmente você criará a opinião de que investir em marketing digital não vale a pena!

Abaixo separei alguns passos fundamentais para que você se atente antes de criar qualquer campanha no ambiente digital.

 

Passos fundamentais para investir em Marketing Digital

Passos fundamentais para investir em marketing digital

Para ser sincero não existem regras para investir em Marketing Digital, mas sim alguns cuidados.

Afinal, quem gosta de perder dinheiro não é?

Digo perder dinheiro, pois se você não tomar alguns cuidados você poderá estar oferecendo “shampoo para carecas”, deu pra entender né?

Então vamos lá:

Passo 1 – Definir qual seu objetivo ao investir em marketing digital

O primeiro passo para saber como você investir em Marketing Digital é definir qual o objetivo.

Como assim definir o objetivo? Eu quero aumentar as vendas, ora bolas!

Sim, eu sei que você e todo mundo quer aumentar as vendas, mas isso é bem genérico, não é?

Um objetivo mais claro seria, por exemplo, aumentar as vendas em 10, 20 ou 30%, ou aumentar em 15% as vendas do produto x durante o mês de dezembro.

Viu como ficou mais claro?

Tenha em mente quais são os objetivos da empresa no momento de anunciar, pois assim você consegue ter uma breve ideia do investimento necessário para atingir esses objetivos.

Passo 2 – Definir qual o prazo do investimento

O segundo passo está bastante relacionado ao primeiro. Definindo seu objetivo, é necessário definir por quanto tempo você deseja ou necessita investir.

Você pode desejar investir durante 01 dia e pode acontecer de não alcançar seu objetivo em 01 dia.

Então durante sua campanha, conforme seus resultados forem aparecendo, você terá uma ideia de quanto tempo precisa investir para conseguir seus objetivos.

Isso é bem abrangente, pois vai depender muito do produto, do público para quem está anunciando, do momento econômico e até mesmo da data em que você anunciar.

Mas o ideal é que você tenha em mente um prazo, por exemplo, durante 01 semana vou investir XX reais para aumentar em 10% as vendas do produto X.

Lembre-se de definir prazos e investimentos realistas, ok?

Passo 3 – Medir os resultados do seu investimento

O que não é medido não é gerenciado. Este 3º passo necessita de muita atenção!

A vantagem do ambiente digital é que é possível medir tudo.

Quando digo tudo é tudo mesmo, número de cliques, visualizações, downloads, entre diversas outras informações.

Caso você não meça os resultados do seu investimento, você pode se iludir de que esteja conseguindo bons resultados.

Por exemplo: “Nossa, essa semana vendi 40 produtos a mais do que no mês passado, uau!”.

Mas qual foi o investimento para conseguir essas 40 vendas? A margem da venda desses produtos pelo menos cobre a divulgação?

Caso contrário você estará “rodando” no vermelho.

 

Resumindo:

Investir em Marketing Digital vale a pena sim! Lembrando que é necessário ter alguns cuidados, como em qualquer outro investimento.

Aproveitar momentos de recessão econômica pode ser grandes oportunidades para sua empresa, devido que seu concorrente pode estar com medo por não saber se vale a pena ou não investir em Marketing Digital.

Espero que tenha gostado deste conteúdo.

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Um abraço e até a próxima!


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